Notícia

2020-05-18 00:00:00.0

43 % do lucro da empresa destina-se ao pagamento de impostos, porcentagem que chega a 50 % no caso da Espanha

A contribuição tributária direta da Iberdrola no mundo atingiu 8,156 bilhões de euros no ano passado, 217 milhões a mais do que em 2018

  • A contribuição tributária global da Iberdrola foi semelhante ao montante de todos os investimentos feitos pelo grupo durante 2019 (8,158 bilhões de euros)
  • O Imposto sobre o rendimento das Sociedades da Iberdrola representou apenas 27 % dos tributos próprios da empresa em 2019. Dos 797 milhões correspondentes a este tributo, 367 milhões de euros, 46 % do total, correspondem à Espanha
  • Para Ignacio Galán, Presidente da Iberdrola, “o grupo, plenamente ciente de sua imprescindível colaboração para a sustentação dos gastos públicos, visa converter sua contribuição aos cofres públicos em uma fiscalidade responsável através de medidas como a tomada de decisão razoável, a cooperação reforçada com as Administrações Tributárias e a transparência nas informações fiscais a terceiros”
  • O relatório inclui duas novidades relevantes em relação à primeira edição:
    • Introduz de forma voluntária a informação relativa à distribuição de lucro, impostos e atividades econômicas por jurisdição fiscal do Relatório País por País do grupo Iberdrola 2019
    • Como ponto forte merece destaque o fato ter sido a primeira empresa espanhola em conseguir o certificado da AENOR para o seu Sistema de Gestão de Compliance Tributário, de acordo com os requisitos estipulados na Norma UNE 19602.

A contribuição tributária direta do grupo Iberdrola no mundo chegou a 8,156 bilhões de euros durante o último exercício, 217 milhões a mais em relação a 2018, de acordo com os dados do Relatório de Transparência Fiscal 2019: o nosso compromisso com a sociedade, elaborado pela segunda vez pela Companhia e que contém informações detalhadas sem precedentes no índice bolsista espanhol IBEX 35.

Tais números globais incluem os tributos próprios e os arrecadados pelo grupo. Seu montante é semelhante ao de todos os investimentos realizados pela Iberdrola no ano passado, 8,158 bilhões de euros, representando um valor recorde na história da Companhia. O relatório mostra que a empresa destinou pelo menos 43 % de seu lucro antes de tributos para o pagamento de impostos.

Cabe destacar que o Imposto sobre o rendimento das Sociedades pago pela Iberdrola no mundo chegou a 797 milhões, representando 17 % do lucro antes de impostos, mas que significou apenas 27 % de todos os tributos próprios da empresa em 2019.

Após a elaboração do referido relatório, Ignacio Galán, Presidente da Iberdrola, garantiu que “o grupo, plenamente ciente de sua imprescindível colaboração para a sustentação dos gastos públicos, visa converter sua contribuição aos cofres públicos em uma fiscalidade responsável através de medidas como a tomada de decisão razoável, a cooperação reforçada com as Administrações Tributárias e a transparência nas informações fiscais a terceiros”.

Com a a divulgação dessas informações, a Iberdrola pretende destacar a relevante contribuição tributária do grupo em todo o mundo e especialmente na Espanha, onde as rubricas correspondentes aos tributos energéticos e ao Imposto sobre Sociedades são muito importantes.

De fato, e de acordo com os dados do relatório, a Espanha foi o país que mais contribuiu, com 43,3 % do total (3,529 bilhões dos 8,156 bilhões de euros), seguida no ranking pelo Brasil (2,57 bilhões, 31,5 %). Logo aparecem os Estados Unidos (963 milhões), Reino Unido (639 milhões), México (258 milhões) e os demais países (197 milhões).

O relatório constata que na Espanha a Iberdrola destinou pelo menos 50 % de seu lucro antes de tributos para o pagamento de impostos. Entre outras rubricas, destacam-se as de tributos energéticos (729 milhões de euros) e o Imposto sobre Sociedades (367 milhões), assim como os tributos de caráter local (256 milhões) ou as contribuições empresariais relacionadas aos salários (139 milhões).



Informações detalhadas sem precedentes

Também cabe destacar que o Relatório de Transparência Fiscal 2019: o nosso compromisso com a sociedade traz duas novidades relevantes em relação à primeira edição:

  • Inclui de forma voluntária as informações relativas à distribuição de lucros, impostos e atividades econômicas por jurisdição fiscal do Relatório País por País do grupo Iberdrola 2019, colocando à disposição da sociedade em geral as mesmas informações proporcionadas às Administrações Tributárias. Veja detalhes a partir da página 24.
  • Como ponto forte merece destaque o fato de ter sido a primeira empresa espanhola em conseguir o certificado da AENOR para o seu Sistema de Gestão de Compliance Tributário, de acordo com os requisitos estipulados na Norma UNE 19602. Veja detalhes na página 23.