Notícia

2023-01-19 12:30:00.0

EnergyLOOP instalará na Espanha uma inovadora fábrica de reciclagem de pás com o apoio do PERSEO

  • A companhia, apoiada pela Iberdrola e a FCC, iniciará a construção das instalações no outono europeu de 2023, com previsão para que entre em operação em 2024
  • A EnergyLOOP situará a Espanha na vanguarda tecnológica da economia circular e contribuirá para o desenvolvimento de uma cadeia de valor inovadora com um investimento de cerca de 10 milhões de euros e a geração de cerca de 100 empregos
  • A fábrica tem o apoio do Governo de Navarra e da Sodena, e sua localização no município de La Ribera é considerada estratégica por conta de sua conexão com várias áreas de alto recurso eólico

A EnergyLOOP, companhia apoiada pela Iberdrola através de seu programa PERSEO e pela FCC Ámbito, uma filial da FCC Servicios Medio Ambiente, construirá uma inovadora fábrica de reciclagem de pás de aerogeradores na Espanha, no município de Cortes, em Navarra.

La Ribera Navarra será assim o lugar escolhido para liderar a reciclagem de componentes de parques eólicos, um dos maiores desafios a médio e longo prazo para o setor. Essa iniciativa também contribuirá para a transição energética e impulsionará a economia circular na Espanha.

Trata-se de uma instalação pioneira na reciclagem de pás de aerogeradores, compostas principalmente de compósitos (fibras de vidro e carbono, além de resinas), para a recuperação desses materiais como matérias-primas secundárias em diferentes setores, tais como as indústrias energética, aeroespacial, automotiva, têxtil, química e de construção.

A localização da usina é considerada estratégica por conta de sua proximidade com alguns dos principais parques eólicos do país e sua boa comunicação com outras regiões com abundantes instalações eólicas, além do apoio recebido por parte do Governo de Navarra e da empresa pública Sodena, que demonstraram seu interesse nesta atividade estratégica que posiciona a região como uma referência no setor de energia renovável.

A construção está programada para começar no outono europeu de 2023 e a fábrica deverá estar operacional no decorrer de 2024.

A fábrica será a primeira em escala industrial na Europa e colocará a Espanha na vanguarda tecnológica dessa indústria. Também contribuirá para a criação de uma cadeia de valor inovadora e dinâmica. Para alcançar esse objetivo, a EnergyLOOP espera criar cerca de 100 empregos diretos e indiretos durante a década e planeja investir cerca de 10 milhões de euros na instalação.

Para o desenvolvimento de sua aposta industrial, a EnergyLOOP nomeou Luis Sanz Jiménez, que tem ampla experiência na indústria de reciclagem, como diretor geral da empresa. Além disso, em sua longa carreira profissional, Luis Sanz Jiménez liderou projetos industriais ambiciosos e inovadores para a recuperação de materiais e sua incorporação ao mercado.

O projeto conta com o apoio do Governo de Navarra, já que se trata de uma atividade estratégica que posiciona a região na vanguarda do setor de energia renovável ao introduzir componentes de inovação tecnológica e circularidade e que está alinhada com a especialização regional inteligente. Em seu compromisso com a promoção e a competitividade das energias renováveis, o Governo de Navarra, através da Sodena, trabalhou discretamente na localização da primeira fábrica dessa atividade na região, em um parque industrial de propriedade da também empresa pública Nasuvinsa.

A estratégia de especialização inteligente S4 do Governo de Navarra incorpora a economia circular concentrando esforços e reunindo atores públicos e privados sob o guarda-chuva de Navarra Zirkular, com o objetivo de facilitar a transição ecológica em empresas localizadas na região.

A indústria eólica espanhola, como líder mundial com mais de 28 GW de capacidade instalada, enfrentará a necessidade de reciclar ou reutilizar quantidades significativas de aerogeradores antes de outros países. A previsão é que na Europa, em 2030, cerca de 5.700 turbinas eólicas serão desmanteladas por ano, provenientes da repotenciação de parques eólicos ou de instalações que chegam ao fim de sua vida útil.

Nesse contexto, a EnergyLOOP contribuirá para a transformação do setor de energia eólica em uma verdadeira economia circular, investindo em soluções integradas de reciclagem das pás. Essa iniciativa também melhorará sua competitividade e sustentabilidade através da pesquisa e da implementação de novas tecnologias de reciclagem, o que permitirá absorver as crescentes quantidades de resíduos e adotar soluções cada vez mais eficientes.

O projeto atuará nas diferentes etapas que permitem a circularidade das pás de um aerogerador, incluindo o pré-tratamento e condicionamento in loco, a logística de transporte de resíduos, as tecnologias de reciclagem e a comercialização de produtos reciclados.

Acordos de colaboração com empresas líderes em seus setores

A iniciativa empreendida pela Iberdrola e a FCC Ámbito conta com o apoio da Siemens Gamesa, que, como líder mundial na fabricação e manutenção de parques eólicos, terá um papel fundamental nesse projeto, tanto por seu conhecimento e experiência em reciclagem de pás como por sua presença na Espanha, com 53% de todos os parques eólicos instalados no país.

Na mesma linha, a empresa GDES Wind, com ampla experiência na manutenção de pás de aerogeradores, está colaborando com a EnergyLOOP fornecendo suporte técnico e conhecimento como parte de seu compromisso com a economia circular.

A atividade da EnergyLOOP reforça as estratégias de economia circular da FCC Ámbito e da Iberdrola, que veem esse modelo de produção e consumo como uma alavanca fundamental para a transição energética. Portanto, eles procurarão desenvolver soluções de reciclagem igualmente avançadas para outros componentes de instalações renováveis, tais como painéis solares fotovoltaicos ou baterias, conforme as necessidades desses mercados.

Com essa abordagem, a nova empresa procurará estabelecer as alianças necessárias para a recuperação efetiva dos resíduos, estendendo o impacto positivo da iniciativa a outros atores ao longo de toda a cadeia de valor. Também contribuirá para a pesquisa e desenvolvimento necessários para a circularidade efetiva desses materiais.

Alinhado com a Estratégia de Sustentabilidade 2050 da FCC Medio Ambiente

A FCC Ámbito contribui com sua ampla experiência na reciclagem e comercialização de matérias-primas secundárias para a definição dos processos operacionais no desenvolvimento dos projetos EnergyLOOP. A incorporação de novas tecnologias neste tipo de projeto permitirá que a FCC Ámbito se consolide e se posicione como uma peça-chave nos processos da economia circular do país, um pilar fundamental da Estratégia de Sustentabilidade 2050 da FCC Meio Ambiente.

Essa Estratégia de Sustentabilidade consiste em um plano de desenvolvimento de negócios de 30 anos que integra objetivos e compromissos muito exigentes com alto valor agregado para a empresa e a sociedade como um todo, e que estão agrupados em quatro áreas de ação: ambiental, social, excelência e boa governança.

A economia circular está no centro do modelo de negócio sustentável do Grupo Iberdrola

A EnergyLOOP responde ao compromisso da Iberdrola com um modelo energético sustentável e faz parte de seu programa PERSEO Venture Builder para promover o desenvolvimento de empresas industriais inovadoras que trabalham em novas áreas de eletrificação e em setores difíceis de descarbonizar.

A Iberdrola define sua estratégia de economia circular como um processo que afeta toda a sua cadeia de valor, tanto seus próprios processos de produção quanto os de seus fornecedores e clientes. O grupo prioriza a contratação de empresas com sistemas de gestão ambiental e, juntamente com seus fornecedores, promove o ecodesign, a análise do ciclo de vida dos produtos e o uso de materiais com baixo impacto ambiental.

A empresa também promove a economia circular reduzindo o uso de recursos naturais através de seu compromisso com a descarbonização e eletrificação, e uma utilização mais sustentável dos recursos naturais promovendo o emprego de tecnologias e processos mais eficientes e limpos. Também fomenta a pesquisa para desenvolver soluções para o uso de resíduos e promove o consumo responsável através de programas de conscientização ambiental.

Em 2017, a Iberdrola aderiu ao Pacto para uma Economia Circular: O compromisso dos agentes econômicos e sociais 2018-2020, que o governo espanhol assinou com a Comissão Europeia no âmbito da Estratégia Europeia para o Crescimento 2020 e do chamado Roteiro para uma Europa eficiente em termos de recursos.

O Pacto, que foi assinado por entidades públicas e privadas, busca envolver os principais agentes econômicos e sociais da Espanha na transição para um novo modelo econômico.

PERSEO Iberdrola Ventures: 15 anos inovando com 'start-ups' e novos modelos de negócios

Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu 100 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naquelas que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

O programa concentrou suas atividades na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes em todo o mundo, analisando 300 empresas a cada ano e criando um ecossistema de quase 7.500 empresas empreendedoras. Este instrumento de investimento possui atualmente uma carteira de oito empresas.

Através do PERSEO, o programa Venture Builder foi lançado em 2020 com 40 milhões de euros para a criação de novos modelos de negócios destinados a apoiar a eletrificação em setores difíceis de descarbonizar e ao desenvolvimento de soluções de economia circular, entre outros.

FCC Ámbito, uma empresa líder em serviços de economia circular

A FCC Ámbito é a filial da FCC Servicios Medio Ambiente, especializada no gerenciamento integrado de resíduos industriais e comerciais, recuperação de subprodutos e descontaminação do solo. Como um todo, possui um total de 39 centros de tratamento na Espanha e em Portugal, com mais de 67 linhas de processamento que garantem a funcionalidade das instalações.

A FCC Servicios Medio Ambiente é a empresa do Grupo FCC que fornece serviços municipais e gestão integrada de resíduos há 120 anos, atendendo mais de 60 milhões de pessoas em 5.200 municípios em todo o mundo. Em 2021, a empresa gerenciou 24 milhões de toneladas de resíduos e produziu quase quatro milhões de toneladas de matéria-prima secundária e combustível derivado de resíduos.

A empresa possui mais de 770 instalações operacionais de gerenciamento de resíduos, das quais cerca de 200 são complexos ambientais dedicados ao tratamento e à reciclagem de resíduos, incluindo 11 projetos de recuperação energética de resíduos com uma capacidade de 3,2 milhões de toneladas por ano e 360 MW de eletricidade não-fóssil.