Notícia
2026-01-21 16:41:00.0Resiliência energética e eletrificação: pilares do desenvolvimento do setor energético
O presidente executivo do Grupo Iberdrola, Ignacio Galán, participou mais uma vez de um dos eventos mais importantes da economia global, o Fórum de Davos 2026, organizado pelo Fórum Econômico Mundial entre os dias 19 e 23 de janeiro. Durante sua participação, Galán teve a oportunidade de conversar com a rede CNBC sobre os desafios que o setor energético enfrenta atualmente.
A autonomia energética foi um dos temas centrais da entrevista, cuja relevância tem crescido nos últimos anos como sinônimo de segurança, conforme destacou Galán. Em um cenário de demanda por eletricidade em expansão contínua, essa resiliência energética pode ser alcançada por meio de grandes investimentos em redes de transmissão e distribuição, além da ampliação da geração com tecnologias que não dependam de combustíveis fósseis.
Nesse contexto, o presidente executivo da Iberdrola ressaltou os investimentos realizados por países como o Reino Unido, que quadruplicou os aportes na área de redes; e os Estados Unidos, onde alguns estados também dobraram ou triplicaram sua aposta na eletrificação. Essa tendência de eletrificação da indústria está totalmente alinhada ao Plano Estratégico 2025-2028 da Iberdrola, cujos objetivos passam por uma aposta decidida no fortalecimento do caminho rumo à descarbonização com foco na modernização e desenvolvimento das redes elétricas nessas duas regiões.
Por último, Ignacio Galán destacou o compromisso da Europa com o consumo de energia não proveniente de combustíveis fósseis, onde 50% da energia já é originada de fontes renováveis, além da nuclear, que contribui para as metas de descarbonização e atualmente representa cerca de 40%. Nesse sentido, a companhia segue avançando com seu processo de eletrificação para aproximar a eletricidade gerada a partir de diferentes fontes dos pontos de fornecimento.