Notícia

2021-12-21 00:42:00.0

Bolsas para superar a desigualdade

  • Las Fundaciones Iberdrola y Empieza Por Educar renuevan un convenio para ayudar a formar a profesionales comprometidos con la equidad educativa
  • El proyecto está financiado con 50.000 euros y busca impactar positivamente a estudiantes provenientes de entornos socioeconómicamente vulnerables

A Iberdrola, através de sua fundação na Espanha, e a Fundação Empieza Por Educar (ExE) assinaram em Madri a renovação de um acordo para lançar o programa de Bolsas de Estudos STEM. 

A diretora geral da Fundação Empieza Por Educar, Beatriz Morilla, e o diretor da Fundação Iberdrola España, Ramón Castresana, assinaram o acordo. Também participaram do evento Ilia Hernández, diretora de projetos da ExE; Silvia Rial, gerente de projetos da ExE; Tomás Alonso, diretor do IES Francisco Tomás y Valiente; Jesús Fernández, chefe de estudos do IES Tomás y Valiente, e Teresa Rodríguez de Tembleque, responsável da área de treinamento e pesquisa da Fundação Iberdrola España. 

O projeto, que recebeu um investimento de 50.000 euros, faz parte de uma das principais áreas de atividade da Fundação Iberdrola España: formação e pesquisa para promover uma educação de qualidade.  

Este programa de bolsas de dois anos da STEM procura desenvolver profissionalmente mulheres com especialização em ciência e tecnologia para que possam gerar um impacto positivo dentro e fora da sala de aula. O objetivo final é criar um sistema mais igualitário para todas as crianças do país. As bolsistas ensinarão estudantes de origens socioeconômicas vulneráveis em um centro educacional. 

Além disso, as cinco bolsistas realizarão uma série de workshops no âmbito do projeto "STEM 4 Girls", destinado aos estudantes de ensino médio e de formação profissional para trabalharem em diferentes áreas tecnológicos. Geralmente, estas ações estariam fora do currículo escolar e são matérias às quais os alunos geralmente não têm acesso. 

A Fundação Iberdrola Espanha

Desde sua criação, a Iberdrola está comprometida com o desenvolvimento energético, cultural, educacional e social das comunidades em que está presente. Neste sentido, a Fundação Iberdrola España representa mais um passo neste compromisso de promover iniciativas que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A fundação também faz parte do compromisso da Iberdrola com a excelência na formação. 

A Fundação Iberdrola España colabora com programas de bolsas de diversas instituições como a Comissão Fulbright, que a cada ano oferece as bolsas Iberdrola-Fullbright; a Fundação Carolina, que tem um programa para estudantes mexicanos e brasileiros; e as oficinas de restauração do Museu Nacional do Prado e do Museu de Belas Artes de Bilbau, que permitem aos futuros especialistas completar sua formação nos programas de conservação e restauração destas instituições.