Notícia

2020-10-08 00:00:00.0

Durante um encontro virtual com representantes das 16 federações que a empresa apoia, e onde esteve acompanhado da presidente do CSD

Galán confirma o apoio incondicional às atletas na volta das competições das Ligas Iberdrola

  • “Vocês são um sopro de otimismo. Estão fazendo história, mas temos que continuar progredindo. Oferecer a vocês o lugar que merecem é uma obrigação moral e de justiça. E comentou: “Porque quem ganha as medalhas são vocês”.
  • Também garantiu à presidente do CSD (Conselho Superior do Esporte da Espanha) a colaboração para continuar promovendo a visibilidade do esporte feminino, que já beneficia mais de 300.000 atletas. “Devemos continuar lutando para que nossas atletas tenham o reconhecimento que merecem diariamente”

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, acompanhado da presidente do CSD, Irene Lozano, teve um encontro virtual com atletas de 16 federações nesta manhã, onde lhes comentou “o apoio incondicional, no curto, médio e longo prazo, para continuar acumulando sucessos em uma temporada atípica em que é muito difícil encontrar patrocínio”. “Espero que continuem dando o seu melhor porque o esforço e trabalho de vocês neste momento são mais importantes do que nunca”, acrescentou o presidente sobre a volta das Ligas Iberdrola.

Garantiu a todas elas e à presidente do CSD a continuidade da colaboração para seguir promovendo a visibilidade do esporte feminino, que já beneficia mais de 300.000 atletas. Nesse sentido, indicou que, embora as Ligas Iberdrola estejam alcançando cada vez mais visibilidade e ocupando um maior espaço, “devemos continuar lutando para que nossas atletas tenham o reconhecimento que merecem diariamente”. Oferecer a vocês o lugar que merecem é uma obrigação moral e de justiça. Porque quem ganha as medalhas são vocês”.

Durante o encontro, Galán e Lozano compartilharam experiências com várias atletas, como Carolina Marín (badminton), que explicou como ela encara sua primeira competição depois de sete meses de incertezas. Sandra Sánchez (karatê) compartilhou as esperanças depositadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021: “são um presente, inclusive o caminho até esse dia chegar”, enquanto o presidente da Iberdrola ressaltou a excepcionalidade de sua situação ao “competir pela primeira vez em uma olimpíada no país onde nasceu este esporte”. Marta Estellés explicou as dificuldades de seus treinos durante o confinamento “em um esporte de equipe e de contato” como o rugby; e Sara Hurtado (patinação no gelo) agradeceu à Iberdrola “que transforma as palavras em ações reais” e como se sentiu protegida durante o confinamento em Moscou e na recuperação de sua lesão: “Vocês inclusive se adiantam às nossas necessidades”, sublinhou.

A presidente do CSD, Irene Lozano, explicou que "apostar no esporte feminino é apostar em uma sociedade moderna e que não deixa ninguém para trás. Foi isso que a Iberdrola fez, pois é uma empresa pioneira no incentivo ao esporte feminino na Espanha. O CSD também vai apostar muito forte nessa igualdade real. Um exemplo é o compromisso com a profissionalização da liga de futebol feminino, mas esse é apenas um entre os muitos passos que este Conselho dará a favor de uma maior presença das mulheres em todos os níveis do esporte".

Finalmente, durante o encontro virtual, Galán destacou que “compartilhamos os mesmos valores, como o trabalho em equipe, o esforço, a superação, a liderança, a responsabilidade e a luta pela excelência. Nas condições mais complexas, vocês continuaram trabalhando e dando o melhor de si mesmas”. E acrescentou: “vocês são um sopro de otimismo. Estão fazendo história. Já progredimos muito, mas ainda resta caminho a percorrer e devemos continuar assim”, comentou.


Iberdrola, pioneira na promoção do esporte praticado por mulheres

O incentivo ao esporte praticado por mulheres se tornou uma ferramenta fundamental para a Iberdrola e a promoção da igualdade real entre homens e mulheres é um de seus valores essenciais.

Em consonância com seu compromisso com o ODS 5 da Agenda 2030 das Nações Unidas, a Iberdrola se tornou em 2016 a primeira empresa que fez uma aposta firme e global em prol da igualdade e do empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a companhia apoia um total 16 federações: ginástica, triatlo, natação, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos de categoria superior, além de 33 competições.

Paralelamente a isso, o fornecimento de recursos, instalações, serviços médicos e árbitros, assim como a promoção e o patrocínio de diferentes iniciativas neste âmbito por parte do grupo Iberdrola contribuíram para ampliar em 32% o número de atletas federadas nas referidas disciplinas, chegando a 316.000 mulheres, além de permitir que as atletas de elite espanholas que tenham feito suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível e a visibilidade das competições nacionais.

Acesso a informação legal