Notícia

2024-03-22 08:00:00.0

Iberdrola abre hoje seus canais para participação na Assembleia Geral de Acionistas

  • Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa propôs o pagamento de um dividendo de 0,005 euros brutos por ação se for atingido um quórum de pelo menos 70% do capital social.
  • A Iberdrola promove a participação dos seus acionistas 365 dias por ano por meio de diferentes canais.

A Iberdrola abre hoje seus canais de participação na Assanbleia Geral de Acionistas, com previsão de ser realizada no dia 17 de maio, uma sexta-feira, em primeira convocação. 

A empresa convoca a assembleia quase dois meses antes de sua realização e oferece uma ampla gama de canais de participação para que seus acionistas possam exercer seus direitos, com o objetivo de continuar oferecendo uma assembleia inovadora, acessível e próxima, na qual eles têm todas as facilidades para participar. 

Os acionistas que são membros do Clube de Acionistas OLA receberão um cartão da empresa com um código QR personalizado para entrar no site votojunta.iberdrola.com e votar de forma rápida e fácil. Caso eles utilizem os cartões enviados pelas entidades depositárias, poderão acessar o mesmo link com sua assinatura eletrônica ou simplesmente com seu número de ações ou sua senha do Clube de Acionistas OLA. Ao mesmo tempo, foi criado o endereço eletrônico Junta2024@iberdrola.es para os acionistas que preferirem enviar seus cartões assinados através desse canal.

Outra opção é exercer o direito de voto por telefone, ligando para o número gratuito 900 100 019, ou utilizar o serviço postal tradicional, enviando o cartão assinado para a caixa postal 1.113, 48080 Bilbao.

A Iberdrola é a primeira empresa espanhola a permitir que seus acionistas exerçam seu direitos de voto através de sistemas de mensagens instantâneas. Para votar por esse canal, os titulares de ações simplesmente terão que enviar uma imagem de seu Boletim de Voto à Distância assinado à distância pelo WhatsApp (para o número +34 639 000 639) ou pelo Telegram (para a conta da Assembleia Iberdrola). 

Além disso, a empresa colocou à disposição dos seus acionistas seus pontos de atendimento presencial em Bilbao, Madri, Valência, Valladolid e Zaragoza. Em todos eles, será possível delegar, votar e retirar um brinde de participação do dia 8 de maio até o dia 16 de maio. 

Todos os acionistas que desejarem exercer seus direitos de representação por procuração ou de voto à distância deverão solicitá-lo através de um dos canais mencionados anteriormente antes das 23:59 do dia 16 de maio, na véspera da reunião. 

Os acionistas e representantes que desejarem comparecer de forma virtual devem se registrar entre as 08:00 e as 10:15 da manhã do dia 17 de maio (data previta para a Assembleia). Para acelerar seu registro no dia da Assembleia, é possível se inscrever com antecedência através do Portal de Participação no site. Aqueles que preferirem participar pessoalmente devem reservar um assento através do Escritório de Acionistas ou do site antes das 10:15 do dia da Assembleia.

Compromisso com a participação

Alem do brinde a ser entregue nos pontos de atendimento aos acionistas e do del sorteio de 30 bicicletas elétricas para aqueles que participarem por meio do site corporativo ou do canal telefônico, a empresa propôs, pelo terceiro ano consecutivo, um dividendo por participação de 0,005 euros brutos por ação (um euro bruto para cada 200 ações) para incentivar a participação. Se for atingido um quórum de, pelo menos, 70% do capital social e a Assembleia aprovar esse incentivo, a empresa pagará esse valor a todos os seus acionistas com direito a participar da Assembleia. A Iberdrola é a única empresa do Ibex 35 que premia seus acionistas dessa forma no evento mais importante da empresa.

dividendo de participação faz parte de um conceito de uma Assembleia mais participativa, sustentável e sem restrições. Todos os acionistas podem participar em virtude de serem acionistas, desde que tenham pelo menos uma ação registrada em seu nome no dia 10 de maio. 

Assembleia permanente  

Além da participação na Assembleia, a empresa promove a informação permanente e a participação contínua dos acionistas ao longo do ano por meio dos canais de contato do Escritório de Acionistas e do aplicativo interativo para membros do Clube de Acionistas OLA, entre outras iniciativas.

Além disso, por conta da convocação da Assembleia, será criado no site corporativo da empresa o espaço imersivo Mês do Acionista, que incluirá diferentes conteúdos, como entrevistas com membros da equipe de directores, assim como links para a documentação legalmente exigida e os canais de participação na Assembleia. 

Como novidade, este ano também está prevista a organização de reuniões presenciais com a diretoria em datas próximas à Assembleia, que serão anunciadas no site corporativo da empresa.