Notícia

2019-10-10 00:00:00.0

Após as informações divulgadas nesta semana

A Iberdrola abre uma nova investigação para esclarecer sua vinculação com a empresa CENYT

Como consequência das notícias publicadas em diferentes meios de comunicação nesta semana onde se relaciona a Iberdrola com a companhia Centro Exclusivo de Negocios y Transacciones (CENYT), empresa vinculada ao ex-comissário espanhol de polícia José Manuel Villarejo, a Iberdrola decidiu abrir uma nova e pormenorizada investigação interna.

Esta análise em profundidade dos novos dados revelados, desconhecidos para a Iberdrola, tentará esclarecer a veracidade das informações e se houve qualquer tipo de descumprimento do Código de Ética da Companhia.

Se, como consequência desta investigação, vier a demonstrar-se que os procedimentos de controle da Iberdrola foram evadidos, a Companhia adotará todas as medidas necessárias de acordo com os procedimentos estabelecidos.

Cabe indicar que, desde a publicação das primeiras informações nas quais se relacionava a Iberdrola com a CENYT, a Companhia já levou a cabo duas investigações internas: uma em novembro de 2018 e outra em julho de 2019.

Ambas determinaram, por um lado, que haviam sido contratados 17 serviços de tipo ordinário e próprios da Diretoria de Segurança Corporativa entre os exercícios 2004 e 2017 e, por outro, que no processo de contratação e posterior pagamento de ditos trabalhos tinham sido aplicados corretamente todos os controles e procedimentos internos da Iberdrola.