Notícia

2024-05-08 14:02:00.0

Ampliamos nosso compromisso com a igualdade a 800.000 mulheres esportistas

  • O Grupo aumenta seu apoio a 35 federações nacionais, com a incorporação das de golfe, ciclismo e pádel.
  • Dessa forma, a companhia elétrica combina seu compromisso com a igualdade e a sustentabilidade.

A Iberdrola reforçou seu compromisso com a igualdade das mulheres através do esporte com a incorporação de três novas federações nacionais ao total de 32 que vem apoiando até o momento, alcançando assim a cifra de 35 e beneficiando 800.000 mulheres esportistas.

O compromisso da empresa com o esporte feminino como motor da igualdade começou em 2016 e, desde então, a Iberdrola tem sido a primeira empresa a promover um apoio global com a participação das mulheres nesse campo e ser sua principal patrocinadora.

Com a incorporação das federações de golfe, pádel e ciclismo, o número de mulheres apoiadas pela empresa aumentou em 200.000, chegando a 800.000 esportistas e 160 competições femininas, embora o impulso indireto seja muito maior, já que também beneficia muito mais mulheres e meninas que praticam esportes em categorias de base.

Atualmente, a Iberdrola apoia as Federações Nacionais de Atletismo, Badminton, Handebol, Boxe, Esportes no Gelo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Hóquei, Karatê, Canoagem, Rugby, Surfe, Tênis de Mesa, Triatlo e Voleibol, Atividades Subaquáticas, Boliche, Esportes de Inverno, Levantamento de Peso, Judô, Luta Olímpica, Montanhismo e Escalada, Natação, Patinação, Pelota Basca, Remo, Squash, Taekwondo, Tênis, Tiro com Arco, Vela, Golfe, Pádel e Ciclismo.

O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, participou da cerimônia de incorporação das três novas federações em um evento apresentado por Mónica Carrillo, que contou com a presença de cerca de 200 esportistas representando todas as 35 federações.

O evento foi realizado nas instalações do Centro Nacional de Golfe, que preparou para a ocasião uma miniquadra de pádel, uma pequena área de prática de golfe e outra área com bicicletas, onde esportistas representando cada uma das três novas modalidades se desafiaram a praticar seus respectivos esportes em uma competição em que todas foram vencedoras, uma vez que, como diz o slogan do evento, "com a promoção do esporte feminino, todos nós ganhamos".

São elas as esportistas Ana Peláez, embaixadora da Iberdrola, 11ª colocada no ranking mundial de golfe amador; Esmeralda Racionero, membro da equipe nacional de ciclismo júnior; e María Silvela, campeã mundial e 13 vezes campeã espanhola de pádel.

Para a empresa, essa iniciativa é uma excelente ferramenta para a construção da igualdade em nossa sociedade, pois transcende barreiras de sexo, raça ou nacionalidade; ajuda a quebrar estereótipos de gênero, que geram discriminação; promove o bem-estar e a autoestima; e cria pontos de referência para os jovens.

Por esse motivo, a Iberdrola conta com uma grande equipe de embaixadoras, esportistas de elite que defendem a igualdade e incorporam os valores de solidariedade, esforço e trabalho em equipe.

Entre elas, participaram do evento Belén Tomil (atleta), Lydia Valentín (halterofilista), Eva Moral (paratriatleta), Janire González (surfista), Laura Fuertes (boxeadora), Laura Martínez (judoca), Desiree Vila (triatleta), María Laborda (atleta de escalada), María Vicente (atleta), Nuria Rodríguez (patinadora), Ona Carbonell (nadadora sincronizada) e Ana Peláez (golfista).

Até o momento, o papel da Iberdrola como principal promotora do esporte feminino na Espanha resultou em um aumento de 42% no número de licenças femininas das federações que apoia.

No entanto, para a Iberdrola, o compromisso com a igualdade não se limita aos atletas de elite e às mulheres federadas. Por isso, e com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade àqueles que promovem o empoderamento da mulher através do esporte a partir da base, a empresa realiza todos os anos os prêmios Iberdrola Supera, com um total de 300.000 euros a serem distribuídos entre suas seis categorias.