Notícia

01.11.2020

Iberdrola aposta na energia renovável no ciclo combinado de Castellón

  • Conclui a instalação dos 7.800 módulos fotovoltaicos, que contou com a participação de 50 trabalhadores locais

A Iberdrola concluiu a instalação dos 7.800 módulos fotovoltaicos da usina solar que está construindo no ciclo combinado de Castellón, um projeto inovador na Espanha e no qual investirá 2,3 milhões de euros e que terá uma potência renovável de 3,5 megawatts (MW).

A companhia, que continua avançando no processo de liderar a transição energética na Espanha e de reforçar seu compromisso com a descarbonização da economia, através da construção dessa usina, prevista para o final do ano, vai evitar a emissão anual de 3.000 toneladas de CO2, gerando cerca de 5.500 megawatts/hora por ano (MWh/ano) de energia limpa.

Essa atuação ratifica a confiança que a companhia tem na eletrificação, que atuará como alavanca da recuperação econômica e da criação de emprego no mundo pós-COVID. Até o momento presente, a construção da usina fotovoltaica contou com a participação de 50 trabalhadores de diferentes empresas, assim como de fornecedores regionais, entre os quais, a Ibérica de Aparellajes, que fornece os centros de seccionamento, entrega e medida e o centro de transformação, e a empresa Transportes y Excavaciones Vicente Prades, situada na cidade de Castellón, que foi adjudicatária dos trabalhos de construção de obra civil para adequar o terreno do local.

A Iberdrola recebeu no final de julho a autorização administrativa correspondente às obras e em apenas três meses realizou trabalhos de adequação do terreno, cuja superfície aproximada é de cinco hectares, a instalação dos 7.800 módulos fotovoltaicos e a infraestrutura sobre a qual se sustentam. Durante as próximas semanas, os trabalhos focarão na localização dos inversores e na infraestrutura elétrica que os acompanha.

A companhia aposta mais uma vez na localidade de Castellón para a implantação de projetos pioneiros, como já fez com a primeira rede inteligente instalada na Espanha e prevê a instalação de usinas de energia solar em seus ciclos combinados de Arcos de la Frontera (Andaluzia), Castejón (Navarra), Aceca (Castela-La Mancha), Castellón, Santurtzi (País Basco) e Escombreras (Região de Múrcia) que somarão uma potência total de 32,5 megawatts (MW) e cuja construção representará um investimento conjunto de cerca de 21 milhões de euros.

Através dessa iniciativa, a Iberdrola, em contínua contribuição para melhorar o meio ambiente, tornará mais sustentáveis suas usinas de gás natural, pois a implantação dessas instalações evitará – em seu conjunto – a emissão na atmosfera de 25.000 toneladas de CO2, e se estima que gerará aproximadamente 50.000 megawatts/hora por ano de energia limpa proveniente do sol. Trata-se de uma cifra superior ao consumo próprio de todas as usinas de ciclo combinado que inclui todo o equipamento composto por motores, bombas, ventilação e refrigeração, assim como a iluminação de todas as usinas.

A Iberdrola, em um esforço constante contra as mudanças climáticas, fará neste ano investimentos no valor de 10 bilhões de euros no mundo, mobilizando projetos, a atividade industrial da cadeia de valor e a inovação em âmbitos como o das energias renováveis, redes inteligentes e sistemas de armazenamento em larga escala. A Iberdrola é líder em energias renováveis na Espanha, com uma capacidade eólica instalada de mais de 6.000 MW e mais de 16.500 MW em energias renováveis; um volume que no mundo chega a 32.700 MW, convertendo seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Acesso a informação legal