Notícia

2022-03-15 08:10:00.0

Iberdrola busca projetos de inovação para o desenvolvimento de suas usinas fotovoltaicas

•    A empresa selecionará os melhores projetos de inovação para otimizar a fabricação de usinas fotovoltaicas através de novas estruturas sustentáveis

•    O PERSEO avaliará a possível implementação de estruturas feitas de materiais alternativos ao aço, assim como aquelas com uma relação aço/MW construído menor ao das estruturas convencionais

Em consonância com seu compromisso com a luta contra as mudanças climáticas, a Iberdrola aposta nas energias renováveis para avançar rumo à transição energética e à descarbonização da economia. Para isso, o grupo lançou um novo desafio através do seu Programa Internacional de Start-ups - PERSEO, no qual está buscando novas estruturas inovadoras para usinas fotovoltaicas que permitam a otimização do custo e do uso de materiais.

Nos últimos anos, os preços do aço e de outros materiais vêm apresentando uma tendência ascendente, o que afeta a rentabilidade das usinas fotovoltaicas. Nesse contexto, a Iberdrola está em busca de soluções para grandes usinas fotovoltaicas que, geralmente, estão localizadas em zonas rurais. Serão levadas em conta estruturas que sejam feitas de materiais novos ou de novos desenhos com menor custo; que utilizem materiais que seguem os princípios da economia circular - reciclados, sustentáveis e respeitosos com o meio ambiente - ou que sejam fabricadas com uma menor proporção de aço por MW instalado.

As propostas serão analisadas com base em critérios de maturidade, simplicidade de instalação, custo, redução das emissões associadas e impacto positivo nas áreas de Transição Justa. As iniciativas podem ser apresentadas até o dia 1 de abril. O vencedor será anunciado em maio.

A geração solar fotovoltaica é um dos principais pilares de crescimento da Iberdrola. Em 2021, foram instalados quase 1.200 MW de nova capacidade solar, contribuindo para superar os 38.000 MW da capacidade renovável instalada em todo o mundo. Na Espanha, entre as principais instalações da Iberdrola está a usina fotovoltaica de Núñez de Balboa (Badajoz), com 500 MWp, e atualmente está em construção a usina Francisco Pizarro, que está localizada em Cáceres e que terá uma capacidade de 590 MWp.

Apoio técnico e financeiro

O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa PERSEO, que assumirá os custos das referidas atividades e fornecerá ao vencedor o suporte técnico necessário, assim como um ambiente e dados reais para testar a solução, proporcionando-lhe acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. O projeto selecionado será desenvolvido em colaboração com técnicos especialistas da área de Energias Renováveis da Iberdrola.

Além disso, a Iberdrola poderia oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a escala da solução, adotando-a através de acordos comerciais ou mesmo investindo na empresa participante.

Iberdrola, com as ‘start-ups’ de energia

O programa internacional de start-ups Iberdrola PERSEO busca facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e fomentar a criação e o desenvolvimento de um ecossistema global e dinâmico de empresas tecnológicas e empreendedores do setor elétrico.

Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu mais de 85 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.