Notícia
Iberdrola alcança 84% da Neoenergia, sua subsidiária no Brasil
Iberdrola conclui a compra da participação de seu sócio PREVI na Neoenergia
- A transação está avaliada em mais de 1,920 bilhão de euros (11,950 bilhões de reais brasileiros)
- Com a operação, a Iberdrola consolida sua aposta no Brasil e no negócio de redes elétricas reguladas, em linha com os pilares estratégicos apresentados em seu Capital Markets Day
A Iberdrola concluiu a aquisição da participação acionária da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (“PREVI”) na Neoenergia, que ascende a 30,29% do capital. Após a operação, acordada num clima de plena colaboração que sempre caracterizou as relações entre ambas as partes, a Iberdrola passa a controlar aproximadamente 84% do capital social da empresa.
O preço de 32,5 reais por ação, acordado em 10 de setembro de 2025, representa um desembolso de mais de 1.920 milhões de euros — 11.950 milhões de reais brasileiros.
A operação recebeu as aprovações regulatórias pertinentes, de acordo com a normativa aplicável a este tipo de transações.
A Neoenergia fornece eletricidade a cerca de 40 milhões de brasileiros através de 5 distribuidoras (nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília) e 18 linhas de transporte, o que a torna o primeiro Grupo de distribuição do país em número de clientes. A Neoenergia possui mais de 725.000 quilômetros de linhas de distribuição e 8.000 quilômetros de linhas de transporte e conta com 3.800 MW de geração renovável, principalmente hidrelétrica.
Com esta operação, a Iberdrola reafirma sua aposta no Brasil e dá um novo passo em sua estratégia de crescimento baseada no negócio de redes elétricas, no qual conta com 1,4 milhão de quilômetros de linhas nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Espanha.