Pasar al contenido principal

Notícia

A operação foi concluída após a obtenção de todas as autorizações necessárias

2026-01-22 13:17:00.0 - 2026-01-22 13:17:00.0 UTC +01:00

Iberdrola conclui venda de negócio na Hungria por 171 milhões de euros

  • O valor total da venda de 158 MW de capacidade eólica em operação alcança 171 milhões de euros, dos quais 128 milhões correspondem às ações da empresa e 43 milhões a um dividendo distribuído antes do fechamento do acordo.
  • A operação está alinhada com a estratégia da empresa de concentrar seus investimentos em negócios prioritários — principalmente redes reguladas e geração com contratos de longo prazo — e em mercados-chave como os Estados Unidos e o Reino Unido

A Iberdrola concluiu a venda de seu negócio na Hungria, após obter todas as autorizações necessárias para realizar a operação. A companhia vendeu 100% das ações da Iberdrola Renovables Magyarország KFT, proprietária de seus ativos na Hungria, a um consórcio formado pela Premier Energy — que já havia adquirido os ativos da empresa na Romênia em 2024 — e por uma subsidiária do grupo húngaro iG TECH Capital. Com esta transação, o Grupo recebeu um total de 171 milhões de euros, incluindo o valor das ações da empresa (128 milhões) e um dividendo distribuído antes do fechamento da operação (43 milhões).

Os ativos vendidos incluem 158 megawatts (MW) de capacidade eólica em operação, colocada em funcionamento pela Iberdrola desde sua entrada no país em 2008. Desse total, 124 MW já estão comercializando sua energia no mercado livre após a conclusão do período regulatório tarifário de 15 anos, enquanto os 34 MW restantes passarão a operar nesse regime em menos de um ano.

A operação faz parte da estratégia da Iberdrola de direcionar seus investimentos para seus principais negócios — principalmente redes reguladas e geração com contratos de longo prazo — e para mercados considerados estratégicos, como Estados Unidos e Reino Unido. Em linha com essa diretriz, a Iberdrola Energía Internacional definiu como prioridades de investimento outros mercados da União Europeia e a Austrália.