Notícia

2018-02-20 00:00:00.0

Certificada pelo quinto ano consecutivo como evento sustentável pela AENOR e pelo Governo Basco, através da empresa pública IHOBE

A Iberdrola convoca a sua Assembleia Geral de Acionistas para o próximo dia 02 de abril

  • O Conselho de Administração aprovou hoje a ordem do dia, que inclui a nomeação de Nicola Brewer e Regina Nunes como conselheiras independentes, em consonância com seu compromisso com a diversidade de gênero, idade, origem e experiência  
  • O máximo órgão de gestão da Iberdrola também estabeleceu realizar um programa de recompra de ações próprias para sua posterior amortização com o objetivo de implementar o seu sistema ‘Iberdrola Remuneração Flexível’ mantendo o número de títulos em torno de 6,24 bilhões

O Conselho de Administração da Iberdrola estabeleceu convocar a Assembleia Geral de Acionistas para o próximo dia 2 de abril, em primeira convocação. Na reunião de hoje também foi aprovada a ordem do dia, que contempla 24 propostas de acordos e entre as quais haverá algumas modificações na composição do máximo órgão de gestão da empresa.

Mais concretamente, propõe-se à Assembleia Geral de Acionistas a aprovação das nomeações da britânica Nicola Mary Brewer e da brasileira Regina Helena Jorge Nunes como conselheiras independentes, além da reeleição de Íñigo Víctor de Oriol Ibarra e Samantha Barber. Dessa forma, a empresa reforça o alto nível de independência dos membros do seu Conselho de Administração, assim como sua diversidade, tanto do ponto de vista de gênero quanto de idade, origem e experiência. Igualmente, propõe-se que o número de membros seja mantido em 14.

Outras propostas do acordo referem-se à aplicação do resultado e à distribuição do dividendo imputável ao exercício 2019 através do sistema ‘Iberdrola Remuneração Flexível’, além da reforma dos Estatutos Sociais com o objetivo de redefinir e enriquecer os conceitos de juro e dividendo social e reconhecer estatutariamente o Sistema e a Unidade de Compliance, entre outras melhorias.


Novo programa de recompra de ações

O Conselho de Administração também estabeleceu em sua reunião de hoje realizar um novo programa de recompra de ações próprias com o objetivo de reduzir o capital social, sujeito ao acordo da Assembleia Geral de Acionistas. O objetivo é cumprir o compromisso do grupo de manter o número de ações em torno de 6,24 bilhões.

Para tal, a Iberdrola adquirirá no mercado um máximo de 111.867.723 títulos próprios, os quais representam 1,73% do capital social atual da empresa por um montante máximo de 1,56 bilhões de euros.

Este programa de recompra começará no dia 25 de fevereiro e permanecerá vigente no máximo até 12 de junho de 2020.


Assembleia Geral de Acionistas: um evento sustentável 

A Iberdrola continua apostando em sua liderança através da sustentabilidade de todos os seus processos. Prova disso é a certificação da sua Assembleia Geral de Acionistas como evento sustentável pelo quinto ano consecutivo. Tal reconhecimento é concedido pela AENOR (Associação Espanhola de Normalização) e pela Sociedade Pública de Gestão Ambiental do governo basco IHOBE de acordo com a norma ISO 20121.

A certificação implica que todos os processos da Assembleia – desde seu planejamento até depois de sua realização – seguem critérios de sustentabilidade com o objetivo de garantir a acessibilidade, minimizar o impacto ambiental, ajudar a comunidade local e os grupos sociais em situação de vulnerabilidade, aumentando a conscientização no tocante à sustentabilidade.

Em 2016 a Iberdrola foi a primeira empresa do Ibex 35 (índice da Bolsa de Valores de Madri), que conseguiu esta certificação, sendo renovada em 2019.

Acesso a informação legal