Notícia

2022-02-28 11:48:00.0

Iberdrola estende seu compromisso com a igualdade a mais de 600.000 mulheres esportistas


•    A empresa redobrou seu compromisso com a igualdade no esporte com a adesão de 16 novas Federações Nacionais, elevando para 32 o número total de acordos  

Esta manhã, a Iberdrola deu visibilidade ao seu compromisso com a igualdade das mulheres através do esporte, que já beneficia diretamente cerca de 600.000 atletas. O acontecimento ocorreu em um ato de apresentação das 16 novas Federações Nacionais que aderiram ao acordo de colaboração que a empresa vem desenvolvendo desde 2016, o que aumentou para 32 o número de federações participantes. Além disso desta expansão, a companhia elétrica conta com mais de 100 competições com o naming right Iberdrola, incluindo 32 ligas.

Até agora, a Iberdrola apoiava as Federações Nacionais de Atletismo, Badminton, Handebol, Boxe, Esportes no gelo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Hóquei, Karatê, Canoagem, Rugby, Surf, Tênis de Mesa, Triatlo e Vôlei, às quais se acrescentam Atividades Subaquáticas, Boliche, Esportes de Inverno, Levantamento de Peso, Judô, Luta Olímpica, Montanhismo e Escalada, Natação, Patinação, Pelota basca, Remo, Squash, Taekwondo, Tênis, Tiro com Arco e Vela.

O presidente da Iberdrola Espanha, Armando Martínez, foi encarregado de revelar as novidades em um evento organizado pela jornalista esportiva Lara Gandarillas, que contou com a presença de uma centena de mulheres esportistas representantes das 32 Federações, a Conselheira de Esportes da Prefeitura de Madri, Sofía Miranda, assim como representantes do Comitê Olímpico Espanhol, do Comitê Paraolímpico Espanhol e dos presidentes dessas Federações Nacionais.

Durante o evento, Martínez destacou que o apoio da Iberdrola "agora atinge 600.000 mulheres federadas, o que significa que apoiamos 2 em cada 3 mulheres federadas, embora o apoio indireto seja muito maior e alcance muito mais mulheres e meninas que praticam o esporte de base".

Desde 2016, a Iberdrola é a principal promotora do esporte feminino na Espanha, o que resultou em um aumento de 42% no número de licenças femininas nas Federações que apoia. 

Reduzir as diferenças de gênero no esporte é um compromisso com a igualdade das mulheres através da excelência e se traduz em uma referência importante para as meninas, a partir de sua prática de atividade física e esportiva em todos os níveis do sistema educacional, para mostrar-lhes que o caminho no esporte federado e de alto desempenho também é possível para elas. 

Neste sentido, Martínez salientou a grande responsabilidade que estas grandes esportistas têm de "enviar a todas as jovens espanholas a mensagem de que podem praticar qualquer esporte que queiram e que ninguém pode detê-las. E, mais importante ainda, é transmitir valores de trabalho em equipe, esforço, solidariedade e profissionalismo".

A contribuição das mulheres para o campo do esporte é inestimável, e as 59 medalhas olímpicas que elas ganharam até agora é prova disso. Um total de 7 mulheres ganharam medalhas nos Jogos de Tóquio.


Além de seu compromisso com o esporte federado, a Iberdrola conta com sua própria equipe de Embaixadoras, formada por esportistas de elite com as quais se pretende capacitar as mulheres e conscientizar a todos da necessidade de uma sociedade construída com base na igualdade de oportunidades.
 
Trata-se de atletas de alto nível, incluindo Alexia Putellas, María Vicente, Ona Carbonell, Carolina Marín, Sandra Sánchez, Paula Badosa e Queralt Castellet, que ganhou uma medalha de prata nos Jogos de Inverno de Pequim e que recebeu palavras de felicitação por parte do presidente.