Notícia

2024-02-26 20:22:00.0

Fechamos a venda de nossos negócios de ciclo combinado no México por 6,2 bilhões de dólares

  • A transação, que envolve a venda de 55% dos negócios no país, foi concluída nos termos acordados após a obtenção das aprovações e autorizações regulatórias necessárias.
  • A Iberdrola mantém sua atividade comercial e de produção de energia renovável com uma carteira de projetos de mais de 6.000 MW 

A Iberdrola fechou a venda de 55% dos seus negócios no México por cerca de 6,2 bilhões de dólares (aproximadamente 5,8 bilhões de euros). A operação envolve a venda de 13 usinas de geração com uma capacidade instalada de 8.539 MW, dos quais 99% correspondem a usinas de ciclo combinado a gás e 87% a usinas que operam sob o regime de Produtor Independente de Energia, contratadas com a CFE.

As usinas vendidas são, especificamente, as de ciclos combinados a gás, que operam sob o regime de Produtor Independente de Energia contratado com a Comissão Federal de Eletricidade (CFE), Monterrey I e II -449 MW-, Altamira III e IV -1.096 MW-, Altamira V -1.155 MW-, Escobedo -878 MW-, La Laguna -537 MW-, Tamazunchale I -1.179 MW-, Baja California -324MW-, Topolobampo II -917 MW- e Topolobampo III -766 MW-, juntamente com o ativo de energia eólica La Venta III -103 MW-, que representam 87% da capacidade instalada total que deixará de ser investida, e as usinas privadas de ciclo combinado a gás Monterrey III e IV -477 MW-, Tamazunchale II -514 MW- e Enertek -144 MW-.  Os mais de 460 funcionários dessas instalações também passarão a fazer parte do fundo fiduciário liderado e administrado pela MIP (Mexico Infrastructure Partners).

As instalações equivalem a 55% do lucro operacional bruto (Ebitda) no país, incluindo contratos associados e empregos ligados à operação.

A Iberdrola manterá 15 usinas, toda a sua atividade com clientes privados e sua carteira de projetos renováveis para continuar aumentando seus ativos eólicos e solares no país nos próximos anos.

A redução de investimento foi concluída dentro dos termos estabelecidos em junho passado e se enquadra na estratégia do Grupo Iberdrola de contribuir para o cumprimento de seus compromissos de descarbonização.

A operação contou com o apoio financeiro do Fundo Nacional de Infraestrutura do México (Fonadin), de outras instituições financeiras públicas ligadas ao governo mexicano e de instituições financeiras privadas.

Como parte do acordo, a Iberdrola assinou contratos de compra e venda de energia e potência com o administrador fiduciário, liderado e administrado pela MIP, assim como um contrato de serviços de transição para a gestão temporária dos ativos vendidos.

Compromisso com a descarbonização do país

A empresa conta com uma carteira de mais de 6.000 MW de projetos renováveis no país, dos quais mais de 2.000 MW serão desenvolvidos nos próximos cinco anos, para garantir energia a seus clientes privados, contribuindo para o desenvolvimento renovável do México, o que será imprescindível para aproveitar as oportunidades que oferecem as alianças com os Estados Unidos.

No último mês de abril, o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciaram o início de uma nova etapa após a assinatura de um acordo de intenções entre as filiais da Iberdrola México MIP, que [foi fechado hoje/ontem]. Ambos os presidentes se comprometeram a avançar no desenvolvimento de energias renováveis no país, como demonstra o início das operações do ativo renovável Santiago Eólico, com uma capacidade instalada de 105 MW, em setembro passado.

O Grupo Iberdrola, por meio dos novos investimentos que realizará no México, reafirmará sua liderança no desenvolvimento de energias renováveis, contribuindo para o processo de transição energética do país.