Notícia
2025-07-31 18:20:00.0 - 2025-07-31 18:20:00.0 UTC +02:00Iberdrola firma acordo para venda de ativos no México por 4,2 bilhões de dólares
- A transação está alinhada ao plano de investimentos de 55 bilhões de euros nas subsidiárias de redes de transmissão e distribuição, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido
- A operação, somada ao recente aumento de capital, garante os recursos necessários para viabilizar esses investimentos
- O perímetro da operação inclui 15 usinas com 2,6 GW de capacidade instalada, a atividade comercial e o portfólio de projetos em desenvolvimento, que o comprador pretende colocar em operação no futuro
- O acordo, sujeito às aprovações regulatórias habituais, representa um múltiplo de 1,6 milhão de dólares por MW em operação
A Iberdrola anunciou a venda de seus negócios no México por 4,2 bilhões de dólares (aproximadamente 3,7 bilhões de euros).
A operação está alinhada às expectativas de investimento orgânico de 55 bilhões de euros em redes elétricas de transmissão e distribuição, por meio de suas subsidiárias nos Estados Unidos (Avangrid Networks), Reino Unido (ScottishPower Energy Networks), Brasil (Neoenergia) e Espanha (i-DE). Esse plano permitirá praticamente dobrar sua base de ativos regulados, alcançando 90 bilhões de euros nos próximos anos.
Essa mesma estratégia levou a subsidiária britânica da Iberdrola, a ScottishPower, a adquirir, há apenas um ano, a distribuidora Electricity North-West, no noroeste da Inglaterra, por 5 bilhões de euros.
Juntamente com o recente aumento de capital, o fluxo de caixa operacional e a liquidez atual, a venda dos ativos no México garante os recursos necessários para executar os planos de investimento do Grupo nos próximos anos.
O perímetro da transação — que representa um múltiplo de avaliação de 1,6 milhão de dólares por megawatt (MW) em operação — inclui 2.600 MW de capacidade instalada atualmente em funcionamento: 1.368 MW provenientes de usinas de ciclo combinado e cogeração, e 1.232 MW de ativos eólicos e fotovoltaicos. Também estão incluídos a atividade comercial e o portfólio de projetos de geração em desenvolvimento, que o comprador pretende colocar em operação no futuro, de acordo com seus planos de expansão no país e com os marcos estabelecidos pelo governo do México para promover a nova geração elétrica.
À medida que esses projetos forem sendo concluídos, o comprador efetuará pagamentos adicionais à Iberdrola, além dos 4,2 bilhões de dólares já acordados.
A operação está sujeita à obtenção das aprovações regulatórias necessárias.