Notícia

2021-04-26 00:00:00.0

Ultrapassa os 32 bilhões de financiamento verde e sustentável, avançando assim em seu objetivo de ter 63 % de sua dívida cumprindo essas características até 2025

Iberdrola lança o maior programa de títulos sustentáveis de uma empresa espanhola no valor de 5 bilhões de euros

  • Amplia seu Euro Commercial Paper Programme (ECP) em 2 bilhões e introduz indicadores que satisfazem os três âmbitos ESG: ambiental, social e governança
  • Elevado nível de autoexigência: em caso de descumprimento de algum dos três âmbitos ESG, a Iberdrola renunciaria à possibilidade de continuar emitindo títulos com denominação de sustentabilidade

A Iberdrola se consolida como líder em financiamento sustentável. O grupo deu mais um passo e, através da Iberdrola International B.V.[1], lançou o maior programa de títulos sustentáveis de uma empresa espanhola, com um saldo máximo a emitir em cada momento de 5 bilhões de euros.

A companhia amplia assim seu Euro Commercial Paper Programme (ECP) — seu programa-quadro de emissão de títulos de curto prazo no Euromercado —, cujo limite anterior era de 3 bilhões de euros, e introduz um fator-chave: todos os commercial papers estarão ligados a indicadores relacionados aos três pilares ESG (ambiental, social e governança).

Dessa forma, os títulos da Iberdrola estarão disponíveis para investidores focados em investimentos socialmente responsáveis, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Por isso, a companhia introduz um alto nível de exigência no programa e, em caso de descumprimento dos indicadores ESG estabelecidos, a empresa renunciaria a continuar emitindo títulos com denominação de sustentabilidade ao considerar que se reduziria a atratividade para esse tipo de investidor.

O Euro Commercial Paper Programme (ECP) é o principal instrumento de financiamento de curto prazo do grupo e está ligado aos três indicadores ESG, que também abrangem cinco ODS:

  • Meio ambiente (ODS 7 e 13): reduzir a intensidade de emissões até situá-la em 100 g/kWh em 2022. A Iberdrola já melhorou esse índice com 98 g/kWh em 2020.
  • Social (ODS 5): aumentar a porcentagem de mulheres em posições de liderança até atingir 25 % em 2022.
  • Governança (ODS 16 e 17): aplicar 11 recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) para criar instituições eficientes, transparentes e responsáveis, além do compromisso de divulgar seu cumprimento no Relatório de Sustentabilidade da Empresa e auditá-lo por uma firma externa.

Ao não existir atualmente um modelo que estabeleça um padrão geral para instrumentos de financiamento sustentável de curto prazo, para articular essa nova estrutura a Iberdrola baseou-se nos Sustainability-Linked Loans Principles da Loan Market Association (LMA) e nos Sustainability-Linked Bond Principles da International Capital Market Association (ICMA). Para sua certificação a companhia contou com a VigeoEiris, que emitiu a correspondente Second Party Opinion.


63 % da dívida verde e sustentável em 2025

A Iberdrola se consolidou como referência global em financiamento sustentável, sendo o primeiro grupo mundial em emissão de bônus verdes, depois de ter sido em 2014 a primeira empresa espanhola em abrir esse mercado.

Atualmente, o grupo já possui financiamento verde ou ligado a critérios de sustentabilidade em um valor superior a 32 bilhões de euros, dos quais mais de 13 bilhões correspondem a bônus verdes. Além disso, 90 % de suas linhas de crédito já incorporam esse tipo de critério após o subscrito esta semana no valor de 2,5 bilhões de euros.

A estratégia da Iberdrola passa por ter uma estrutura de financiamento que tenha cada vez mais uma porcentagem maior de produtos verdes e sustentáveis, até alcançar 63 % do total em 2025. Em concreto, 100 % de suas linhas de crédito e 70 % de seus bônus híbridos cumprirão tais características em 2021.

Essa abordagem de financiamento corresponde ao plano de crescimento da Iberdrola, que contempla investimentos de 75 bilhões de euros até 2025, destinados a dobrar sua capacidade em energia renovável até 60.000 MW e situar o valor de seus ativos de redes em 47 bilhões de euros. Um plano que tem como objetivo promover a descarbonização da economia e, com ela, a reativação econômica e a criação de empregos, prevendo investimentos de 150 bilhões de euros até 2030, com os quais o grupo alcançará uma potência instalada próxima a 100.000 MW. 






[1] Emissor holandês com a garantia da Iberdrola S.A.

Acesso a informação legal