Notícia

2022-06-30 04:06:00.0

Iberdrola lança na Irlanda seu primeiro sistema de baterias em escala comercial do mundo

  • Com uma capacidade de 50MW/25MWh megawatts, trata-se da primeira bateria deste tipo em operação no país 
  • O grupo Iberdrola desenvolverá 1.100 MW de armazenamento de baterias nos próximos anos

A Iberdrola iniciou na Irlanda seu primeiro sistema de baterias em escala comercial do mundo. Esta instalação de 50 megawatts (MW) de potência e 25MWh de capacidade, chamada Gorman, é também o primeiro projeto renovável construído pela empresa na Irlanda em mais de 25 anos.

Localizado em County Meath, no leste da Irlanda, o sistema é composto por mais de 4.000 módulos em 16 containers, que ocupam uma área do tamanho de um campo de futebol. O projeto, o primeiro desse tipo na Irlanda, exigiu um investimento de 28 milhões de euros. 

O início de sua operação marca o auge da principal iniciativa do programa DS3 desenvolvido pelos dois operadores de redes de transmissão da Irlanda - EirGrid e SONI - para reforçar a rede diante do aumento da geração renovável. Em particular, a bateria Gorman servirá à EirGrid por seis anos, contribuindo para a segurança e sustentabilidade da rede elétrica irlandesa e para a realização da meta de neutralidade de emissões do governo irlandês, estabelecida para 2050. 

A empresa planeja expandir este sistema de armazenamento no futuro para dobrar sua capacidade para 100 MW.

Os sistemas de armazenamento são fundamentais para enfrentar o desafio da transição de energia e devem se tornar um elemento essencial no sistema elétrico, pois melhoram a qualidade do fornecimento de eletricidade, garantem a estabilidade e confiabilidade da rede, equilibrando a oferta e a demanda, e garantem a disponibilidade de energia verde adicional quando necessário.

Compromisso com o armazenamento 

O armazenamento de energia é um dos compromissos estratégicos do grupo Iberdrola para os próximos anos. A empresa já garantiu uma capacidade global de 193 MW de baterias. Esta tecnologia aumentará significativamente no futuro, com um portfólio de 1.100 MW. Destes, 900 MW correspondem a iniciativas no Reino Unido; 100 MW a projetos na Espanha e em Portugal e outros 100 MW a instalações na Austrália.

A empresa também mantém seu compromisso de armazenamento através de bombeamento elétrico, onde a Iberdrola é líder com uma capacidade instalada de cerca de 4.500 MW, em projetos como o de Cortes-La Muela (Valência), a maior instalação destas características na Europa, e o complexo Tâmega, em construção em Portugal. 

Essa gigabateria representa um investimento de mais de 1,5 bilhões, e inclui a construção de três barragens e três usinas (Gouvães - que já está em operação -, Daivões e Alto Tâmega) com uma capacidade combinada de 1.158 MW. Essa grande infraestrutura renovável terá capacidade de armazenamento suficiente para abastecer dois milhões de residências portuguesas por um dia inteiro. O complexo contribuirá com 880 MW de capacidade de bombeamento para o sistema elétrico português, um aumento de mais de 30% em relação aos megawatts de bombeamento atualmente disponíveis.

Irlanda: uma plataforma para o crescimento renovável

A Irlanda é uma das principais plataformas de crescimento em energias renováveis para o grupo Iberdrola. A empresa tem planos de desenvolver 3.000 MW de projetos eólicos offshore na Irlanda, juntamente com a DP Energy. 

Trata-se dos parques eólicos offshore flutuantes Inis Ealga, na costa sul de Co. Cork, e Clarous, na costa oeste de Co. Clare, e o parque eólico offshore de fundação fixa Shelmalere na costa leste da Irlanda. Cada um desses projetos terá uma capacidade instalada de 1.000 MW, suficiente para abastecer conjuntamente mais de 2,8 milhões de residências com energia limpa.

O grupo Iberdrola planeja investir até 100 milhões de euros em novos projetos onshore renováveis e de armazenamento na Irlanda até 2025. As iniciativas da Iberdrola na Irlanda incluem a repotenciação e hibridação de baterias do parque eólico de Barnesmore no Condado de Donegal (Irlanda), Rigged Hill, Corkey, Elliots Hill e Callagheen na Irlanda do Norte. 

A estratégia de crescimento sustentável da empresa, baseada na promoção da eletrificação da economia através de investimentos em energias renováveis, redes elétricas e armazenamento de energia, permitiu que ela se tornasse líder global em energia e a primeira em seu setor na Europa por capitalização, com um valor de mercado de ações de cerca de 70 bilhões de euros.