Notícia

A empresa tem promovido projetos eólicos e solares em onze comunidades autônomas

20.01.2022

Iberdrola consolida sua posição como o maior impulsor das energias renováveis na Espanha com a instalação de 2.000 novos MW durante a pandemia

•    Desde 2019, a empresa já investiu mais de 2,3 bilhões de euros no desenvolvimento do parque de geração renovável na Espanha

•    Iberdrola - que acelerou seu plano de investimento para contribuir com a recuperação econômica - planeja implementar mais 1.500 MW de energias renováveis no futuro próximo, dos quais 1.000 MW já estão em construção 
 

A Iberdrola consolidou sua posição como o principal motor do desenvolvimento das energias renováveis na Espanha com o funcionamento de 2.000 novos MW de capacidade eólica e solar durante a pandemia, o que significou um crescimento de mais de 35% de nossa potência renovável instalada na Espanha.

76% dos novos desenvolvimentos correspondem a instalações fotovoltaicas. Destas, destaca-se a usina de Núñez de Balboa em Extremadura, que, com 500 MWdc, é capaz de fornecer energia limpa a 250.000 pessoas. Nesta região, a empresa também implementou as usinas de Ceclavin (328 MWdc), Arenales (150 MWdc) e o complexo Campo Arañuelo (143 dc), sendo este último pioneiro na incorporação de um sistema de armazenamento de energia através de uma bateria de 3 MW.

Também se destaca a usina fotovoltaica Andévalo de 50 MWdc na Andaluzia, construída dentro do complexo eólico Andévalo - o maior da Europa continental - que se tornou a primeira instalação a obter o "Certificado de Excelência UNEF para a Sustentabilidade e a Conservação da Biodiversidade".

A aceleração de sua estratégia renovável permitiu à Iberdrola implementar suas três primeiras usinas fotovoltaicas em Castela-La Mancha em 2021: Barcience (50 MWdc), Olmedilla (50 MW) e Romeral (MW). Também em Aragão, a empresa instalou em Teruel a primeira usina fotovoltaica construída nesta região, com 50 MW.

A Iberdrola também fortaleceu sua liderança como desenvolvedora de energia eólica na Espanha, com quase 500 MW instalados desde 2019. Castela e Leão foi a comunidade autônoma com mais megawatts de energia eólica instalada pela empresa, com o funcionamento das usinas de Encillas (23 MW), BaCa (69 MW), Fuenteblanca (10 MW) e o complexo Herrera II (63 MW), equipado com as turbinas eólicas mais potentes da Espanha até hoje, com mais potência do que as primeiras instaladas há duas décadas. 

Nas Astúrias, a empresa triplicou sua capacidade eólica instalada, com quatro novos parques eólicos que totalizam uma potência de 129 MW. Em Navarra, a Iberdrola implementou o complexo eólico Cavar de 111 MW, a maior instalação deste tipo a entrar em operação no país desde 2012. A empresa também instalou os parques eólicos Puylobo (49 MW) e Pradillo (23 MW) em Aragão.

Mais 1.500 MW de energias renováveis na Espanha


A Iberdrola está atualmente construindo 1.000 MW de energia renovável na Espanha. Entre elas, a usina fotovoltaica de Pizarro que, com seus 590 MWp de capacidade instalada, será a maior da Europa, evitará a emissão de 150.000 toneladas de CO2 e fornecerá energia a 334.4000 residências. As instalações fotovoltaicas Cedillo (100 MW) e Almaraz I e II (80 MW) também estão em construção nesta comunidade autônoma.

Na Andaluzia, a empresa está construindo os parques eólicos Martín de la Jara (36 MW) e El Puntal (15 MW). Em Castela-Mancha, a companhia está instalando uma central fotovoltaica de 100 MW em Puertollano, a maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa. Em Castela e Leão, continuam os trabalhos na usina fotovoltaica Revilla-Vallejera (50 MW) e no País Basco será instalada a primeira bateria em um projeto de energia eólica, no parque eólico Elgea-Urkilla.

Além disso, a Iberdrola já possui autorizações ambientais para a construção de outros 500 MW em vários projetos eólicos e fotovoltaicos em Castela e Leão, Cantábria, Castela-Mancha, Andaluzia, Ilhas Canárias e Múrcia.


Plano ambicioso de investimento em energias renováveis


A forte expansão do parque de geração renovável da Iberdrola na Espanha está relacionada com o ambicioso plano de investimento que a empresa acelerou a fim de contribuir para a reativação da atividade econômica e do emprego.

"Nosso modelo de negócios, que antecipou a transição energética em 20 anos, nos posiciona como um agente fundamental na transformação do tecido industrial, utilizando nossa experiência, compromisso social e capacidade financeira para promover um modelo de crescimento econômico sustentável a longo prazo capaz de enfrentar os desafios atuais da sociedade", explicou Julio Castro, CEO da Iberdrola Renovables Energía.

Desde 2019 - e apesar da crise gerada pela emergência sanitária - a empresa destinou mais de 2,3 bilhões de euros ao desenvolvimento renovável na Espanha. 

Da mesma forma, os projetos promovidos pela Iberdrola impulsionaram a cadeia de abastecimento local. "A Iberdrola sempre esteve comprometida com os fornecedores locais no desenvolvimento de todos os seus projetos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos territórios, fortalecendo sua economia e gerando empregos locais. Um exemplo do nosso compromisso é a aquisição de nossos transformadores por parte da empresa FARAMAX, na Extremadura, ou da ABB, em Córdoba, ou a concessão das estruturas de nossas usinas fotovoltaicas à empresa Cameto em Cidade Real e de investidores à empresa basca Ingeteam", disse Castro.

Agente chave para a recuperação econômica


A Iberdrola vem liderando a transição energética há duas décadas, atuando como uma força motriz fundamental na transformação do tecido industrial e na recuperação verde da economia e do emprego. Para alcançar este objetivo, a empresa lançou um plano histórico de investimento de 150 bilhões de euros durante a próxima década -75 bilhões de euros até 2025-, com o qual triplicará a capacidade renovável e duplicará os ativos da rede e aproveitará as oportunidades da revolução energética que as principais economias mundiais enfrentam.

Na Espanha, os investimentos para 2025 totalizam 14,3 bilhões de euros, principalmente para a implantação de um ambicioso plano de energias renováveis e redes inteligentes. Na Espanha, a empresa é líder no setor de renováveis com uma capacidade instalada de mais de 17.400 MW, que seu plano de investimento até 2025 aumentará para 25.000 MW.

Após investimentos de 120.000 milhões de euros nos últimos vinte anos, a Iberdrola é líder em energia renovável com mais de 35.000 MW instalados em todo o mundo; um volume que faz de seu parque gerador um dos mais limpos do setor energético.