Notícia

2022-03-01 15:20:00.0

Iberdrola manterá suas tarifas apesar do impacto da guerra nos custos do gás e da eletricidade

•    Os sete milhões de lares com contratos de preço fixo não estão sujeitos à volatilidade do mercado atacadista. 

•    A empresa tem oferecido preços abaixo do PVPC nos últimos meses e se compromete a mantê-los apesar do efeito da guerra nos mercados.      

A invasão russa à Ucrânia teve um impacto direto nos mercados, principalmente no setor energético. Neste sentido, a Iberdrola assume o compromisso de manter suas tarifas apesar da influência da guerra nos custos do gás e da eletricidade.

Desta forma, a empresa elétrica basca congela o preço de seus atuais contratos de preço fixo com seus clientes. No total, estamos falando de sete milhões de residências que possuem este tipo de contrato com a empresa e que não estão expostas à volatilidade dos preços do mercado atacadista. 
 
Além disso, um terço desses clientes possuem contrato com um preço estável até 2025, de modo que garantem o custo do serviço até esse ano. Em outras palavras, a empresa não submete seus clientes a flutuações de mercado. A Iberdrola mantém as tarifas comprometidas e, além disso, toma essa decisão após ter oferecido tarifas inferiores ao PVPC nos últimos meses.

Da mesma forma, a empresa também está mantendo os preços para clientes industriais e fazendo um grande esforço para oferecer novos contratos de preço fixo a longo prazo, a um preço abaixo da referência diária do mercado.