Notícia

2019-10-24 00:00:00.0

A Companhia elétrica também quer se tornar líder nos contratos de compra e venda de energia (PPA, conforme sua sigla em inglês) para empresas francesas

Iberdrola pretende atingir um milhão de clientes na França em 2023 com energia 100 % renovável

A Iberdrola, líder mundial no setor da energia e pioneira no setor das energias renováveis, anunciou seu objetivo de chegar a um milhão de clientes particulares na França em 2023. A Companhia também tenciona liderar o segmento de contratos de compra e venda de energia (PPA, conforme sua sigla em inglês) para ajudar as empresas em seu processo de descarbonização. A Iberdrola tem comercializado produtos de eletricidade verde para particulares e empresas desde outubro de 2018.


Oferecer uma alternativa que seja ecologicamente responsável e competitiva para os franceses

A Iberdrola, pioneira em energias renováveis na Espanha, chegou ao mercado francês com um fornecimento de eletricidade de até 10% mais barato que a tarifa de consumo regulamentada (impostos não incluídos). O objetivo é obter para seus clientes uma oferta ecológica competitiva. A empresa de energia, que já tem 100.000 clientes, pretende atingir 10 % do mercado residencial.

Reginald Thiebaut, Diretor-geral da Iberdrola na França, comenta: «Hoje, estamos convencidos de que nossos clientes além de buscarem uma oferta ecológica competitiva, também querem a segurança de escolher uma empresa que esteja realmente comprometida com a transição energética».

A Iberdrola possui um autêntico ADN verde graças aos importantes investimentos feitos em energias renováveis nos últimos 20 anos. Além disso, a empresa investe mais de 200 milhões de euros por ano em inovação para oferecer aos clientes franceses serviços já implantados em outros países, como é o caso da oferta Smart Solar. Este pacote, que custa apenas algumas dezenas de euros por mês, inclui a instalação e a manutenção das placas fotovoltaicas para que cada cliente possa produzir sua própria eletricidade em casa. Outro serviço emblemático é o Smart Mobility, que inclui a instalação em domicílios de estações de recarga para veículos elétricos.


Apoiar as empresas em sua transição ecológica com contratos de compra e venda de energia

A Iberdrola oferece às empresas sua experiência e uma oferta personalizada para as ajudá-las em sua transição energética. O Grupo utiliza principalmente os contratos de compra e venda de energia de longo prazo que permitem que as empresas tenham um fornecimento de energia 100% renovável. Nestes últimos anos, a Iberdrola assinou contratos de compra e venda de energia com várias multinacionais dos Estados Unidos, México, Espanha e Reino Unido.

A energia fornecida no âmbito desses contratos de compra e venda de energia advém das instalações eólicas e fotovoltaicas do Grupo. «Diante da redução dos custos e dos objetivos prementes de descarbonização, espera-se que nos próximos anos aconteça uma aceleração no crescimento das energias renováveis na Europa. Temos certeza de que o surgimento dos contratos de compra e venda de energia, já consolidados nos Estados Unidos, significará uma mudança do modelo estrutural na Europa. Graças à nossa experiência neste campo, já contamos com todos os meios necessários para enfrentar este desafio», disse Reginald Thiebaut.


Uma empresa de energia comprometida com a transição energética desde 2001

A Iberdrola está ciente desde 2001 do desafio das mudanças climáticas e que não seria possível encarar o forte crescimento da demanda global de energia sem dispor de um modelo sustentável e livre de combustíveis fósseis.

Desde que desembarcou no mercado francês, a Iberdrola está contribuindo de forma ativa para o cumprimento dos ambiciosos objetivos de descarbonização assumidos pela França, que consistem em reduzir em 40% seu consumo de energias fósseis em 2030. No horizonte do Acordo de Paris, a Iberdrola se comprometeu a ser uma empresa neutra em emissões de carbono até 2050.

Desde então, a Iberdrola direcionou todo seu potencial tecnológico e de investimento à transição energética: atualmente mais de dois terços de sua capacidade instalada não emitem CO2 e suas emissões são 32 % inferiores às da média europeia.

Embora a Iberdrola ase comprometa com todas as energias renováveis, concentrou sua oferta de produção mais especificamente na energia hidrelétrica, eólica onshore, eólica offshore e fotovoltaica. Outra das prioridades do Grupo é o armazenamento de energia em grande escala com o objetivo de enfrentar o problema da intermitência das energias renováveis.

No contexto de seu plano de investimentos para 2018-2022, a Iberdrola irá investir 34 bilhões de euros, dos quais 13,3 bilhões de euros serão destinados às energias renováveis. 70% desse valor foi investido em projetos em construção ou que já estão terminados.

A Iberdrola está desenvolvendo na França, por meio do consórcio Ailes Marines (70 % da Iberdrola e 30 % da Avel Vor), o projeto Saint Brieuc, cujo início de funcionamento está previsto para 2023. É o primeiro grande projeto eólico offshore de dimensões consideráveis da Bretanha, com um investimento de 2,2 bilhões de euros. Com uma capacidade instalada de 496 MW, uma vez em funcionamento, espera-se que esta instalação satisfaça a demanda de energia de 835.000 pessoas, aumentando assim a penetração das energias renováveis na matriz energética francesa.


Principais projetos em curso:
  • Eólica marinha:

    • East Anglia One (Reino Unido), início do funcionamento em 2020, com uma capacidade instalada de 714 MW.
    • Wikinger Süd e Baltic Eagle (Alemanha), começo da construção em 2022; início do funcionamento em 2024, capacidade instalada conjunta de 486 MW.
    • Vineyard Wind (Estados Unidos), de 800 MW, início do funcionamento em 2022.
  • Eólica onshore: início de funcionamento de 1 GW novo de capacidade eólica onshore no final de 2019 nos Estados Unidos, Brasil, México e Espanha.
  • Hidrelétrica: construção do complexo do Tâmega (Portugal), com uma potência de 1158 MW.
  • Fotovoltaica:

    • 2000 MW em construção na Espanha começarão a funcionar em 2021.

 

Principais números:
  • 50.143 MW de capacidade instalada, dos quais 31.006 MW correspondem a energias renováveis (17.339 MW eólica; 13.048 MW hidrelétrica; 619 MW fotovoltaica)
  • 112.112 GWh de geração (janeiro-setembro 2019)
  • 173.975 GWh de eletricidade distribuída (janeiro-setembro 2019)