Notícia

Consegue 11 % da potência total leiloada em Tenerife no segundo processo de licitação de capacidade eólica dotado com fundos FEDER (Eolcan2)

17.05.2021

Iberdrola reforça sua aposta nas energias renováveis nas Ilhas Canárias, através do parque eólico Aulagas

A Iberdrola reforça sua aposta no mercado de energias renováveis nas Ilhas Canárias, após conseguir 11 % da potência total leiloada em Santa Cruz de Tenerife no processo de licitação de capacidade eólica dotado com fundos FEDER (Eolcan2).

A Companhia promoverá o parque eólico Aulagas em Granadilla de Abona, com um total de 10,5 MW de capacidade instalada, integrado por 4 aerogeradores, de 2,6 MW de potência unitária. O projeto possui a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) e sua colocação em funcionamento está prevista para o final de 2022.

A construção e desenvolvimento do parque Aulagas contribuirá para promover a estratégia de energias renováveis nas Ilhas Canárias, dinamizará a criação de empregos na região e reduzirá os custos energéticos adicionais decorrentes da singularidade dos territórios insulares.

Nas Ilhas Canárias, a Iberdrola opera desde 2019 o parque eólico de Chimiche em Tenerife. Com uma potência de 18,3 megawatts (MW) e um investimento de mais de 25 milhões de euros, o projeto criou durante sua construção mais de 200 empregos. O parque fornece energia limpa para uma população equivalente a 15.000 residências, evitando a emissão de 33.000 toneladas de CO2 por/ano.

Em março de 2021, a Iberdrola reforçou sua aposta nas energias renováveis na região, após conseguir 36 % da potência total leiloada em Fuerteventura, onde promoverá os parques Huriamen I e Huriamen III, de 6 e 15 MW, respectivamente, e mais 15,5 MW das usinas fotovoltaicas Llanos Pelaos I, II, III e Blanca Solar, promovidas conjuntamente com as empresas Ingeniería y Aplicaciones Solares (Iasol) e Energy Projects & Investment Capital (Energy Capital).


Investimentos verdes para promover a recuperação econômica e criar empregos

A Iberdrola está plenamente convencida de que a transição energética pode atuar como um agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – com o objetivo de triplicar sua capacidade em energias renováveis e dobrar os ativos de redes, aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Os investimentos na Espanha rondam os 14,3 bilhões de euros até 2025 e a metade – mais de 7 bilhões de euros – será destinada ao desenvolvimento de novos projetos de energias renováveis.

Após vinte anos promovendo a transição energética, a Iberdrola é líder em energias renováveis com cerca de 35.000 MW instalados; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Com emissões de 98 gCO2/kWh, que já são dois terços inferiores à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia “neutra em carbono” na Europa em 2030.