Pasar al contenido principal

Notícia

A empresa tem quase uma década de compromisso ininterrupto com a igualdade através do esporte

2025-11-25 19:48:00.0 - 2025-11-25 19:48:00.0 UTC +01:00

Iberdrola renova seu apoio ao futebol feminino até 2030

  • O seu presidente, Ignacio Galán, anunciou-o na Cidade do Futebol de Las Rozas, onde aproveitou para transmitir à seleção todo o seu apoio para a final da Liga das Nações
  • Em sua aposta no esporte praticado por mulheres, a empresa já apoia mais de 800.000 atletas de 35 federações nacionais e dá nome a mais de 100 competições

A Iberdrola anunciou a renovação do seu apoio à Real Federação Espanhola de Futebol até 2030, consolidando-se como o principal promotor do futebol praticado por mulheres. O anúncio foi feito durante a visita do seu presidente, Ignacio Galán, ao estágio da seleção absoluta na Cidade do Futebol de Las Rozas, onde a equipa se prepara para a final da Liga das Nações 2025, na qual enfrentará a Alemanha em um duplo encontro. O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Rafael Louzán, esteve presente no evento.

Galán transmitiu às jogadoras a confiança e o apoio em nome de todos os funcionários da Iberdrola, incentivando-as a dar o melhor de si nas próximas partidas e lembrando-as de que têm tudo o que é necessário para vencer. “Milhões de mulheres na Espanha se identificam com seus sucessos. Essa é a razão do nosso impulso ao esporte feminino: ajudar a construir uma sociedade sem barreiras para as mulheres e na qual se alcance uma verdadeira igualdade de oportunidades”. “Seus sucessos demonstram que nada é impossível”, acrescentou.

Louzán, por sua vez, destacou a importância de uma empresa como a Iberdrola manter sua aposta ambiciosa no futebol feminino, continuando o caminho iniciado pela RFEF. Da mesma forma, Alexia Putellas, capitã da Seleção Espanhola de Futebol e Embaixadora da Iberdrola, afirmou: “A renovação do patrocínio da Iberdrola à Real Federação Espanhola de Futebol demonstra que o impulso ao futebol feminino é uma aposta firme com um projeto de presente e futuro. Seu apoio nos dá estabilidade, visibilidade e a possibilidade de que novas gerações continuem sonhando em se dedicar ao futebol. Estamos muito gratas e ansiosas por continuar a crescer”.

O acordo assinado entre a Iberdrola e a RFEF prevê, como em ocasiões anteriores, o apoio às seleções nacionais femininas absolutas e às categorias inferiores, à Supercopa da Rainha, à Primeira Federação de Futebol Feminino, aos Campeonatos da Espanha das seleções autonômicas sub-12, sub-14 e sub-16, a Primeira Divisão de futebol de salão feminino, a Supercopa da Espanha de futebol de salão feminino, a fase final da Copa de S.M. la Reina de futebol de salão e as competições de futebol de praia feminino (Copa RFEF, Liga Nacional, Supercopa e campeonatos da Espanha de seleções autonômicas).

Além disso, a Iberdrola continuará presente, através da sua marca, no equipamento de treino da seleção absoluta e das categorias inferiores, bem como nos equipamentos de jogo do coletivo arbitral da Primeira Divisão de futebol feminino.

Uma década promovendo a igualdade por meio do esporte

 

Desde 2016, a Iberdrola promove a igualdade através do esporte, com um compromisso com a presença de mulheres e meninas em diversas modalidades, incluindo o futebol. A empresa apoia mais de 800.000 atletas de 35 federações nacionais e dá nome a mais de 100 competições.

Com o seu compromisso, nos nove anos em que está ligada ao futebol feminino, a Iberdrola contribuiu para que o número de membros quase triplicasse, ultrapassando largamente os 100.000. Também colaborou no reforço da notoriedade e do acompanhamento do esporte feminino: a média de público nos estádios multiplicou-se por 2,2 e o recorde de assistência foi sendo batido de forma sustentada até atingir o número mais alto do mundo, com 91.648 espectadores no Camp Nou, em Barcelona.

Por sua vez, as audiências televisivas aumentaram 90%, atingindo uma quota de audiência de 42% durante a disputa contra a Inglaterra na final do último Eurocopa, que registrou um pico de audiência de quase 6,5 milhões de espectadores.

A empresa também conta com o programa Embaixadoras Iberdrola, que reúne cerca de 35 atletas de elite para promover a visibilidade e a liderança feminina no esporte. Entre as jogadoras de futebol destacam-se Alexia Putellas, a primeira espanhola a ganhar a Bola de Ouro em 2021 e 2022 e também premiada com o prêmio The Best nessas temporadas; Irene Paredes, referência da seleção nacional, e Vicky López, reconhecida com o Prêmio Golden Girl 2024 e o Troféu Kopa feminino 2025. A elas se juntam outras atletas como Carolina Marín, considerada a melhor jogadora de badminton da história, campeã olímpica e tricampeã mundial de badminton; a tenista Paula Badosa, que alcançou o segundo lugar no ranking da WTA em abril de 2022; a atleta Ana Peleteiro, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020; ou a jogadora de pólo aquático Paula Leitón, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris e uma das principais figuras do pólo aquático a nível internacional.

Outro reflexo do firme compromisso da Iberdrola com a igualdade são os Prêmios Iberdrola Supera, que reconhecem e dão visibilidade aos melhores projetos que promovem o esporte feminino na Espanha. Graças a essa iniciativa, milhares de mulheres têm acesso à prática esportiva em todas as suas etapas, desde a base até as competições de alto nível.