Notícia

2021-05-12 20:00:00.0

Converterão as instalações de concentração da localidade de Las Rozas na cidade esportiva das seleções sustentáveis

Iberdrola e a RFEF promovem a primeira Cidade do Futebol Sustentável

  • O complexo esportivo contará com um sistema de autoconsumo integrado por 110 placas solares que iluminará os jogos das seleções com energia renovável
  • A Iberdrola também instalará 20 pontos de recarga para veículos elétricos com o objetivo de incentivar a mobilidade sustentável entre atletas e torcedores
  • A iniciativa amplia a colaboração assinada entre ambas as entidades para impulsionar a primeira Seleção Sustentável, desenvolvida por ocasião do campeonato Mundial de Futebol Feminino da França

A Iberdrola e a Federação Real Espanhola de Futebol (RFEF) assinaram um acordo de colaboração para promover a primeira Cidade do Futebol Sustentável nas instalações de concentração das seleções espanholas de futebol na localidade de Las Rozas em Madri.

O acordo permitirá instalar um sistema de autoconsumo integrado por 110 placas solares fotovoltaicas em telhados e marquises que iluminará os jogos das diferentes seleções de futebol com energia renovável. A produção dessa instalação equivale ao consumo anual de 30 residências e evitará a emissão de 22 tCO2/ano.

Dessa forma, as instalações serão equipadas com 20 pontos de recarga para veículos elétricos visando incentivar a mobilidade sustentável entre atletas e torcedores. Qualquer usuário de veículo elétrico que visite as instalações poderá usar esses pontos de recarga com a garantia de utilizar energia 100 % verde proveniente de fontes de geração limpa. Os pontos de recarga elétrica estarão disponíveis no aplicativo móvel ‘Recarga Pública Iberdrola’, o único que inclui informações verificadas de todos os carregadores de veículos elétricos operacionais na Espanha e através do qual se pode gerenciar a geolocalização do carregador, reservá-lo e pagar a recarga com o celular.

“A Iberdrola aposta há anos na promoção do esporte praticado por mulheres com a convicção de que, através de suas ações, luta pela igualdade de oportunidades. Mas com parcerias como as de hoje iremos ainda mais longe, pois ampliaremos a capacidade de transformação de nossas atividades sustentáveis no âmbito do esporte. Converter a Cidade do Futebol na primeira cidade esportiva sustentável nos permite demonstrar o extraordinário impacto de um modelo energético que, como o esporte, joga limpo, é competitivo, sustentável e oferece oportunidades de forma inclusiva para todos”, explica Juan Luis Aguirrezabal, diretor de Publicidade, Marca e Patrocínios Globais da Iberdrola.

“Esta iniciativa nos permite ampliar nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Para a Federação Real Espanhola de Futebol é uma grande satisfação poder desenvolver no "templo" do futebol espanhol o projeto da Cidade de Futebol Sustentável Iberdrola”, destacou Rubén Rivera, diretor de marketing da RFEF.

O novo acordo amplia o já assinado por ambas as entidades por ocasião do campeonato Mundial de Futebol Feminino da França em 2019, permitindo estimular a primeira Seleção Sustentável através de iniciativas como a compensação da pegada de carbono gerada pela Seleção Espanhola de Futebol Feminino com energia verde.


Iberdrola, pioneira no incentivo ao esporte praticado por mulheres

O incentivo ao esporte praticado por mulheres tornou-se uma alavanca fundamental para a Iberdrola e para a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, um de seus valores essenciais. Em 2016, a Iberdrola se converteu na primeira empresa que fez uma aposta firme e global em prol da igualdade e empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a Companhia patrocina 16 federações: ginástica, triatlon, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos de categoria superior, assim como a 35 competições.

Paralelamente a isso, o fornecimento de recursos, instalações, serviços médicos e árbitros, assim como a promoção e o patrocínio de iniciativas por parte da Iberdrola contribuíram para ampliar em 39 % o número de atletas federadas nas referidas disciplinas – somando mais de 300.000 mulheres –, além de permitir que as atletas de elite espanholas que tenham feito suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível e a visibilidade das competições nacionais.

Acesso a informação legal