Notícia

2022-05-10 08:11:00.0

Iberdrola é a única empresa do Ibex 35 que oferece um "dividendo de participação" na Assembleia Geral

•    A empresa, que realizará sua Assembleia Geral de Acionistas no dia 17 de junho, em sua segunda chamada, propôs pagar um valor adicional se for atingido um determinado quórum

Há anos, a Iberdrola tem se comprometido a fortalecer o diálogo com seus mais de 600.000 acionistas e conseguir sua máxima participação nas decisões mais importantes da empresa. Por este motivo, o Conselho de Administração, em sua reunião de hoje, atualizou sua política de incentivos para a participação na Assembleia Geral de Acionistas e propôs um dividendo de participação na Assembleia, tornando-a a única empresa do Ibex 35 que recompensa seus acionistas por estar presente no evento mais importante da empresa.

Se este novo incentivo for aprovado pela Assembleia Geral de Acionistas em 17 de junho e for atingido um certo quórum, a Iberdrola pagará um valor adicional a todos os seus acionistas com direito a participar na Assembleia. Tanto a porcentagem do quórum quanto o valor deste dividendo de participação serão publicados nos próximos dias, juntamente com o anúncio da convocação para a reunião.

O Conselho de Administração também aprovou a agenda da próxima Assembleia Geral, que inclui 20 propostas de acordo, incluindo emendas aos Estatutos Sociais, a aprovação das contas anuais, a declaração de informações não financeiras, a aplicação do resultado de 2021 e duas novas edições do sistema opcional de dividendos "Iberdrola Retribución Flexible", bem como a reeleição de vários diretores independentes.

Especificamente, o Conselho de Administração propôs a reformulação do Preâmbulo e do artigo 7 dos Estatutos Sociais para consolidar o compromisso da Iberdrola com seu propósito e seus valores e com a geração do dividendo social. Assim, a empresa renova sua adesão aos padrões mais exigentes em termos de proteção ambiental e ação climática, compromisso social e governança corporativa (conhecidos em inglês como os critérios ESG).  

Esta nova iniciativa, em linha com a estratégia de desenvolvimento sustentável e o dividendo social da empresa, consolida a Iberdrola na vanguarda das melhores práticas internacionais em governança e sustentabilidade.
Além disso, são propostas à Assembleia Geral de Acionistas a reeleição do Sr. Anthony L. Gardner, da Sra. María Ángeles Alcalá Díaz e da Sra. Isabel García Tejerina como conselheiros independentes. Desta forma, a empresa reforça o alto nível de independência dos membros de seu Conselho de Administração, assim como sua diversidade em termos de gênero, idade, origem e experiência. Também é proposto manter em 14 o número de membros.

Novo programa de recompra de ações

O Conselho de Administração também concordou, em sua reunião de hoje, em realizar um novo programa de recompra de ações a fim de reduzir o capital social, sujeito ao acordo da Assembleia Geral de Acionistas. O objetivo é cumprir o compromisso do grupo de manter estável o número de ações em circulação, sobre o qual são calculados os ganhos por ação, em torno de 6,24 bilhões. 

Para isso, a Iberdrola resgatará no máximo 197.563.000 de suas próprias ações, representando 3,069% do capital social atual da empresa, incluindo as adquiridas no âmbito do programa de recompra. 

A Assembleia Geral de Acionistas: um evento sustentável 

A Iberdrola continua comprometida com sua liderança na sustentabilidade de todos os seus processos, incluindo eventos corporativos, conforme previsto em sua Política de Gestão Sustentável. Sua Assembleia Geral de Acionistas seria certificada como um evento sustentável pelo sétimo ano consecutivo. Este reconhecimento é concedido pela AENOR, com base no cumprimento das exigências da norma ISO 20121 para a gestão sustentável de eventos, e pela empresa pública do Governo Basco IHOBE, através de seu selo "Erronka Garbia".

Estas certificações certificam que todos os processos da Assembleia - desde o planejamento até o pós-evento - seguem critérios sustentáveis com o objetivo de garantir a acessibilidade, minimizar o impacto ambiental, ajudar a comunidade local e os grupos vulneráveis e aumentar a conscientização sobre a sustentabilidade. 

A Iberdrola foi a primeira empresa Ibex 35 a obter esta certificação em 2016 e a renová-la em 2019. Em 2020, a empresa foi pioneira em certificar a gestão sustentável tanto da Assembleia como das apresentações de resultados e do Capital Markets Day.