Notícia

2021-12-17 13:33:00.0

Os investimentos da empresa espanhola contribuirão para a modernização do setor energético, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico em Massachusetts

Iberdrola vence licitação para o fornecimento de energia elétrica a Commonwealth Wind, um parque eólico offshore nos EUA com um investimento de 4 bilhões de dólares

  • Ignacio Galán: "A Commonwealth Wind fornecerá energia limpa a centenas de milhares de casas e empresas em Massachusetts, criando milhares de empregos locais em toda a cadeia de fornecimento. Será também um projeto essencial para ajudar os Estados Unidos a alcançar a meta de 30.000 MW de energia eólica offshore até 2030

 

  • O parque terá uma capacidade de 1.232 MW com um acordo de venda de energia a longo prazo.

A Iberdrola, através de sua subsidiária Avangrid, recebeu um contrato em Massachusetts para fornecer eletricidade para o futuro parque eólico Commonwealth, o terceiro concurso eólico offshore em Massachusetts.  O projeto de 1.232 megawatts, o maior projeto eólico offshore da Nova Inglaterra até hoje, criará o equivalente a 11.000 empregos em tempo integral ao longo da vida do projeto e gerará energia suficiente para alimentar 750.000 casas.

Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, destacou que "a Commonwealth Wind fornecerá energia limpa a centenas de milhares de casas e empresas em Massachusetts, criando milhares de empregos locais em toda a cadeia de fornecimento. Será também um projeto essencial para ajudar os Estados Unidos a alcançar a meta de 30.000 MW de energia eólica offshore até 2030".

Além disso, o presidente acrescentou que "depois de ter investido 15 bilhões de dólares em 8.000 MW de energia eólica onshore e solar, já estamos liderando em energia eólica offshore nos EUA com o desenvolvimento de Vineyard Wind One e Park City Wind. Com 15 anos de experiência na entrega de projetos em todo o mundo, a IBERDROLA e a Avangrid estão trabalhando intensamente para garantir que nossos investimentos sejam transformadores para o meio ambiente e a economia, criando riqueza e empregos. Nossa carteira de projetos eólicos offshore só nos Estados Unidos poderia representar mais de 15 bilhões de dólares de investimento nos próximos anos.

A Commonwealth Wind inclui duas iniciativas inovadoras que transformam antigas centrais elétricas alimentadas a carvão em centros de energia limpa. A primeira fábrica de cabos submarinos de Massachusetts, operada pela Prysmian, estará localizada em Brayton Point, Somerset, e um novo terminal de projetos eólicos offshore será construído no Porto de Salem para servir os projetos Park City Wind e Commonwealth Wind. Ambas iniciativas criarão novos empregos permanentes em Massachusetts e darão vida a este novo setor. 

Através da Commonwealth Wind, a empresa se comprometeu a investir 15 milhões de dólares na formação de mão de obra e desenvolvimento da cadeia de fornecimento, com base nos princípios de diversidade, equidade e inclusão. Também está previsto um investimento de 20 milhões de dólares em educação, inovação e iniciativas ambientais para beneficiar as comunidades locais.

O projeto entregue hoje à empresa espanhola também consolida definitivamente o Centro de Controle Eólico Offshore da Iberdrola em New Bedford, no sul do estado, uma instalação de última geração que administrará remotamente as turbinas eólicas e outros ativos offshore.

Massachusetts pretende contar com 4 GW de capacidade eólica offshore contratada até 2027 e 5,4 GW operacionais até 2035. O estado já tem 1,6 GW em desenvolvimento, incluindo os 800 MW de Vineyard WindOne, o primeiro projeto em escala comercial que a Iberdrola começou a construir nas águas de Martha's Vineyard.

Iberdrola consolida sua posição como a empresa líder em energia nos EUA

A história da Iberdrola nos Estados Unidos é uma história de crescimento. Em menos de duas décadas, a empresa presidida por Ignacio Galán não só conseguiu estar listada na Bolsa de Nova York, mas também se posicionou como um dos maiores grupos de eletricidade do país, presente em 25 estados. Isso se deve ao significativo compromisso assumido há 17 anos com a energia limpa no país, onde já instalou mais de 8.000 MW, possui mais de 170.000 quilômetros de linhas de energia e administra oito concessionárias em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts, atendendo uma população de 7 milhões de pessoas e com 3,3 milhões de clientes diretos.

A Iberdrola é uma das três maiores empresas de energias renováveis do país, principalmente com seus novos projetos em energia eólica offshore, na qual é uma referência. Nos EUA, investirá mais de 30 bilhões de dólares no período de 2020-2025 em redes de transmissão e distribuição e em energias renováveis, o que lhe permitirá quase dobrar sua capacidade renovável até 2025. Esses investimentos procuram aumentar sua presença nos setores eólico offshore e solar fotovoltaico, assim como fortalecer sua liderança em eólica onshore.

Através de sua subsidiária Avangrid, ela também é proprietária da área de desenvolvimento Kitty Hawk (2.500 MW) na Carolina do Norte; já iniciou o processo de licenciamento do projeto Kitty Hawk North (800 MW), o primeiro projeto a ser desenvolvido nesta área, e administra outros parques eólicos em um estágio anterior de desenvolvimento.

A través de su filial, Avangrid, es también propietaria del área de desarrollo Kitty Hawk (2.500 MW), en Carolina del Norte; ya ha iniciado el proceso de obtención de permisos BOEM para el proyecto Kitty Hawk North (800 MW), el primer proyecto que se desarrollará en esta zona y gestiona otros parques en una fase anterior de desarrollo.

Líder mundial em energia eólica offshore

A Iberdrola é líder mundial no desenvolvimento da energia eólica offshore, com ativos de mais de 38.000 MW. Com foco em países com metas ambiciosas, a empresa espera ter 18.000 MW de energia eólica offshore em operação até 2030 em diferentes mercados.

Na Europa, a Iberdrola está na vanguarda do mercado eólico offshore com 1.300 MW de capacidade operacional na Alemanha (Wikinger) e no Reino Unido (East Anglia ONE e West of Duddon Sands) e quase 1.000 MW em breve na Alemanha (Baltic Eagle) e na França (St. Brieuc). Além dos EUA, administra uma grande carteira de projetos no Reino Unido, França e Alemanha, assim como em novas plataformas de crescimento como Irlanda, Suécia e Polônia. 

No resto do mundo, a empresa está consolidando novas plataformas de crescimento em várias países, com uma significativa carteira de projetos na Ásia (Japão e Taiwan) e em outros mercados emergentes como o Brasil.

Em 2020, os projetos eólicos offshore contribuíram com 585 milhões de euros para o EBITDA do grupo Iberdrola, após um crescimento de 72%, uma contribuição que aumentará para 2,3 bilhões de euros até 2030.