Notícia

2023-04-13 20:04:00.0

Ignacio Galán é reconhecido na ONU por sua promoção da energia limpa

Por mais de duas décadas, a Iberdrola tem se concentrado em oferecer um sistema energético mais limpo, mais seguro e mais eficiente. Nossa estratégia se baseia na transparência, trabalho em equipe, responsabilidade e profissionalismo, com os princípios ESG+F como base

Ignacio Galán

Presidente executivo da Iberdrola

  • O presidente executivo recebeu a Medalha de Honra da Associação Mundial de Juristas por sua defesa dos princípios ambientais, sociais, de governança corporativa e de desempenho financeiro.

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola e presidente de sua filial americana AVANGRID, recebeu hoje a prestigiosa Medalha de Honra da Associação Mundial de Juristas, em cerimônia realizada na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

Galán foi reconhecido pela liderança que demonstrou na promoção da energia limpa e dos princípios ambientais, sociais, de governança corporativa e de desempenho financeiro (ESG+F). A organização se dedica a buscar "um mundo regido pela lei, não pela força" e trabalha em estreita colaboração com governos, organizações não governamentais e associações internacionais para promover um diálogo cooperativo sobre a paz global.

"Como engenheiro, tenho a honra de receber este prestigioso prêmio de uma instituição jurídica tão ilustre. Por mais de duas décadas, a Iberdrola tem se concentrado em oferecer um sistema energético mais limpo, mais seguro e mais eficiente. Nossa estratégia se baseia na transparência, trabalho em equipe, responsabilidade e profissionalismo, com os princípios ESG+F como base. O sucesso da transição para um modelo de energia mais limpa exigirá a participação ativa de todos os governos, instituições, empresas e sociedade civil. A Iberdrola continuará totalmente comprometida em contribuir para a transição energética, criando valor para todos e garantindo as melhores práticas de governança corporativa e o Estado de Direito", disse Galán.

Entre os outros recebedores da Medalha de Honra está Stephen Breyer, juiz associado aposentado da Suprema Corte dos Estados Unidos, que foi apresentado por Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos. Entre as personalidades destacadas que já receberam esse reconhecimento estão o Rei Felipe VI da Espanha; Ruth Bader Ginsburg, ex-juíza associada da Suprema Corte dos Estados Unidos; e Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu.

A Associação Mundial de Juristas foi fundada em 1963. É uma organização não governamental com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

O compromisso da Iberdrola com as energias renováveis e as redes inteligentes a colocou na vanguarda da transição energética. Nas últimas duas décadas, a companhia deixou de ser a vigésima maior empresa de eletricidade do mundo para ser a segunda maior do mundo por capitalização de mercado, ao mesmo tempo em que lidera a indústria na ambição climática, concentrando-se na criação de um dividendo social para todos os interessados.

A empresa investiu mais de 140 bilhões de euros durante os mais de 20 anos de gestão de Galán, fechando toda a sua capacidade de 17 usinas de carvão e óleo combustível em todo o mundo e estabelecendo uma capacidade de 40.000 megawatts (MW) de energia renovável líder na indústria.

Os 47 bilhões de euros de investimentos planejados entre 2023 e 2025 apoiarão o ambicioso Plano de Ação Climática da empresa. A Iberdrola pretende alcançar a neutralidade de carbono para os escopos 1 e 2 até 2030 e emissões líquidas zero até 2040 para todos os escopos.