Notícia

2023-12-07 15:10:00.0

Ignacio Galán: "Se quisermos zerar emissões, precisamos agir mais rápido"

  • O presidente executivo da Iberdrola se mostrou confiante com a meta de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, algo possível graças à ambição, à tecnologia e aos fundos de investimento. 

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, participou de uma entrevista ao canal de televisão CNBC em que indicou que a Iberdrola segue com o objetivo de triplicar sua capacidade de energia renovável até 2030, afirmando que a ambição, a tecnologia e os fundos de investimento existem para isso. No entanto, ele também confirmou que para isso é preciso que os governos aprovem normas previsíveis e estáveis para ajudar o investimento em energias renováveis e reduzir o risco desses recursos.

Galán também destacou que, atualmente, as energias renováveis são mais baratas do que os combustíveis fósseis. Isso ocorre pelo fato de que as novas usinas renováveis se equiparam às de combustíveis fósseis que existem hoje em dia, quando se deveria comparar a criação de duas usinas do zero, o que acaba tornando as de combustíveis fósseis mais caras. 

Com relação ao futuro, o presidente executivo da Iberdrola destaca que precisamos avançar de forma mais rápida se quisermos atingir os objetivos, mas isso também dependerá dos governos e das sanções impostas por eles. O presidente acredita que, até 2024, a economia se estabilizará e o mercado de commodities será mais estável apesar da inflação e do aumento das taxas de juros, uma condição que normalizará o investimento em tecnologias renováveis e armazenamento. 

Para conferir a entrevista completa com Ignacio Galán, clique neste link.