Notícia

2022-10-05 12:20:00.0

Mais de 70.000 instalações já aproveitam o autoconsumo na Espanha graças à rede da Iberdrola

  • As instalações conectadas à rede da i-DE, empresa de distribuição da Iberdrola na Espanha, conta com mais de 900 MW de potência, o equivalente a duas grandes usinas de ciclo combinado
  • 98% dos autoconsumidores alimentam energia à rede durante o dia e a recuperam quando é necessário.

A Iberdrola já ultrapassou 70.000 instalações de autoconsumo conectadas à sua rede após bater em agosto seu recorde de novas adesões em um único mês, com mais de 6.100 novos autoconsumidores que forneceram ao sistema elétrico um total de 63 novos MW de geração verde totalmente integrados às redes de baixa e média tensão.

Ao todo, as instalações de autoconsumo conectadas à rede da i-DE, empresa de distribuição da Iberdrola na Espanha, conta com mais de 900 MW de potência, o equivalente à capacidade de duas grandes centrais de geração de ciclo combinado que, graças ao autoconsumo, podem ser substituídas por fontes sustentáveis e locais.

A empresa facilita o acesso ao autoconsumo em toda a Espanha. Por número de conexões, destaca-se a a Comunidade Valenciana com mais de 28.000 instalações na rede. Logo depois estão Madrid e a Região de Murcia, com mais de 20.000 e quase 9.000 instalações conectadas, respectivamente.

O i-DE realizou o trâmite das novas solicitações para a conexão de autoconsumo em tempo recorde, melhorando até mesmo os exigentes prazos estabelecidos pela legislação atual, o que é um sinal do firme compromisso da empresa com a transição energética rumo a fontes de geração mais sustentáveis.

Para facilitar o processamento dos acessos, a empresa desenvolveu um mapa geográgico de capacidade interativo, disponível para qualquer usuário através do site do i-DE (www.i-de.es). Este mapa permite consultar a capacidade da rede operada pela empresa e identificar a localização dos pontos de conexão. 

Uma nova forma de armazenamento

98% dos autoconsumidores da Iberdrola optam por devolver o excedente à rede durante o dia, uma vez atendidas suas demandas energéticas através dos diferentes métodos de descarga (individual ou coletiva), o que lhes permite aproveita ao máximo seu investimento. Desta forma, as redes do i-DE atuam como uma grande bateria de armazenamento de energia para seus clientes, já que eles podem acessar o excedente gerado quando necessário, sem custo adicional.

As redes gerenciadas pela Iberdrola têm sido capazes de responder ao aumento do número de adesões ao autoconsumo sem saturação ou sobrecargas e mantendo altos níveis de qualidade de abastecimento graças aos grandes investimentos realizados nos últimos anos. A empresa planeja destinar 2,6 bilhões de euros até 2024 para a digitalização e inovação de suas redes na Espanha. 

Este esforço permitiu ao i-DE realizar novos desenvolvimentos para poder medir em tempo real tanto o consumo quanto o nível de carga de todas as suas instalações. Através do uso da Inteligência Artificial, a empresa é capaz de processar essas informações para antecipar as redes que precisarão de reforços no caso de níveis de carga mais altos devido à implementação de novas instalações de autoconsumo. Graças a este planejamento, o i-DE pode garantir a manutenção do fornecimento de eletricidade sem alterações em todas as residências e indústrias.

O i-DE administra e mantém 270.000 quilômetros de linhas de distribuição de eletricidade que se estendem por dez comunidades autônomas e 25 províncias, cobrindo uma área de 200.340 quilômetros quadrados. Possui também mais de 97.000 centros de transformação e mais de 1.100 subestações para atender seus mais de 11 milhões de clientes.

Líder em comercialização do autoconsumo

Como parte de seu compromisso de acelerar a transição energética, a Iberdrola não só promove o autoconsumo, incentivando sua incorporação ao sistema energético através de suas redes, mas também lidera o mercado, administrando 40% dos clientes de autoconsumo do país. Até o presente ano, a empresa aumentou sua carteira de clientes de autoconsumo em 150%. 

A Iberdrola, pioneira em oferecer autoconsumo para clientes com casas unifamiliares, adaptou-se às diferentes necessidades para tornar o autoconsumo solar disponível a todos os seus clientes através de suas novas soluções Smart Solar

Atualmente, mais de dois terços da população espanhola vive em edifícios altos. Para este segmento, a companhia elétrica oferece alternativas de autoconsumo coletivo que incluem a possibilidade de ceder o espaço do telhado à Iberdrola para que possa assumir a instalação do sistema fotovoltaico, facilitando o acesso à energia verde gerada às pessoas que vivem nas proximidades. 

Quanto à possibilidade de compensar a energia conectada à rede, os clientes da Iberdrola não têm nenhum tipo de piso para sua avaliação, de modo que sua conta pode chegar a ser de zero euros. Além disso, acaba de lançar o serviço Solar Cloud, que, caso ainda existam excedentes, permite que eles sejam desviados para o consumo de outra residência.