Notícia

2023-05-09 12:30:00.0

- Coluna -

Mais Europa, por Ignacio S. Galán

  • Europa, outono ou primavera? é o novo livro da Zenda. Um ensaio, editado e prefaciado por Alfonso Guerra, no qual diplomatas, jornalistas, professores, acadêmicos, cientistas e historiadores expressam suas opiniões sobre a Europa. 
  • A seguir, reproduzimos a introdução escrita por Ignacio S. Galán – presidente executivo da Iberdrola – para esta obra.

Para a minha geração, ser europeísta era a promessa crível de um caminho claro para uma democracia consolidada e uma economia de mercado orientada ao bem-estar social de todos os espanhóis. Acreditávamos que a abertura para o mundo exterior e para a modernidade permitiria que a Espanha alcançasse seu lugar de direito no continente e no mundo. Foram muitas as vezes que conversei sobre isso com meu querido Manuel Marín, um grande espanhol e um grande europeu.

Hoje, continuo acreditando firmemente que esse modelo de "estilo europeu", que transcende qualquer falso antagonismo entre competitividade e solidariedade, também é a resposta para os novos e graves desafios que enfrentamos. A União Europeia não deve mais procurar, como há oitenta anos, arbitrar mecanismos de equilíbrio e concórdia entre seus membros, mas estabelecer um marco comum que lhe permita, como a Espanha nos anos 80, desempenhar o papel global que merece.

Como muitas das personalidades de prestígio que assinam estes artigos, todos admirados e alguns grandes amigos, fui uma testemunha privilegiada de como as esperanças que depositamos na construção de comunidade se tornaram realidade para a Espanha e para o resto da Europa. Algumas oportunidades se cristalizaram como esperávamos, outras acabaram frustradas ou ficaram pelo caminho, mas acredito que o motivo nunca foi o projeto europeísta, mas seu insuficiente avanço.

Na época da queda do Muro de Berlim, eu trabalhava na cidade alemã de Soest, gerenciando uma fábrica industrial. Da noite para o dia, um país consolidado e próspero estabeleceu como meta a reunificação, mas como lidar com a convergência de realidades tão díspares sem prejudicar o projeto comum de uma nova República Federal? Além do grande mérito do planejamento e da execução dos alemães, um dos segredos de seu sucesso foi que a questão nunca foi vista como um simples problema nacional, mas como uma oportunidade para todo o continente. E a sociedade europeia esteve à altura da tarefa: a reunificação alemã foi acompanhada pelo Tratado de Maastricht e por um período de grandes avanços para a integração.

Voltando à Espanha, quem pode negar a transformação política, econômica e social pela qual o país passou nas últimas décadas como resultado de sua integração à União Europeia? Eu também vivenciei isso em primeira mão no País Basco, quando com um grupo de políticos, empresários e líderes de outras instituições da sociedade civil enfrentamos com decisão uma reconversão industrial que era essencial e que sempre teve um horizonte europeu. Como resultado da negociação, da generosidade e da coragem de todos, todos os obstáculos foram superados: a Bilbao que conhecemos hoje é um bom símbolo do sucesso dessa transformação.

Em resumo, a integração europeia tem sido um fator fundamental para o nosso progresso político, econômico e social. É um projeto imperfeito, sempre inacabado, mas se olharmos para ele com uma perspectiva histórica, seu valor está muito claro.

Não tenho a pretensão de fornecer respostas definitivas, mas quero compartilhar uma convicção. Os problemas de hoje não são os de ontem, mas a solução continua a mesma: mais Europa.

Em 1988, o economista italiano Cecchini escreveu aquele conhecido relatório sobre o "custo da não-Europa", dando origem a um exercício que continua sendo essencial realizar de forma regular: como teríamos lidado com a pandemia ou a guerra na Ucrânia sem uma Europa unida? Mais uma vez, as crises também representaram oportunidades de progresso estrutural: a gestão de vacinas, os fundos de recuperação europeus, a resposta unida à situação na Ucrânia... Poucos duvidam que, nessas encruzilhadas, a fragmentação nos teria levado ao fracasso.

Mas não devemos nos iludir: se a União nos mostra a saída em tempos de crise – que esperamos que seja pontual – é porque ela também nos fortalece de forma permanente. Essa é a grande lição que devemos aprender. É por isso que também devemos buscar na Europa a solução para os outros problemas estruturais que, infelizmente, não desaparecerão com um único exercício de coragem.

Um claro exemplo disso é a resposta ao grande desafio que temos pela frente com as mudanças climáticas. Se quisermos transformar nossos pontos fracos em pontos fortes, precisamos nos livrar da dependência dos combustíveis fósseis, cuja volatilidade e implicações geopolíticas nos afetam em termos ambientais e estratégicos. E nós temos a solução. Inclusive, estamos criando-a na Europa e exportando-a para todo o mundo graças à pesquisa, ao compromisso de alguns e à aposta de muitas empresas de todos os tamanhos. A eletrificação nos oferece o caminho para a descarbonização, a independência energética, o equilíbrio da nossa balança externa e a consolidação de um setor verde competitivo que gera empregos de qualidade. Aqueles, como nós, que começaram a trilhar esse caminho há mais de 20 anos, por acreditarem que a transição energética não era apenas uma oportunidade econômica, mas também uma obrigação moral, estamos contentes com o fato de que essa aposta vencedora é a predominante na atualidade. Mas precisamos acelerar de forma decisiva para aproveitá-la.

Por esse e por muitos outros motivos, as empresas e os cidadãos devem se comprometer sem distinção no projeto europeu, não como meros seguidores de uma verdade inalterável, mas para continuar dando forma e explorando todas as suas virtudes. Minha experiência confirma que muitos já estão fazendo isso em vários níveis. Há anos que participo de forma ativa da European Roundtable for Industry, que reúne as principais empresas industriais europeias. E há algum tempo que venho observando o compromisso daqueles que compõem a Mesa Redonda de fazer parte da solução, direcionando nossa atividade e nossos investimentos para áreas que promovam a competitividade, a descarbonização e o bem-estar social dos europeus.

E, para isso, as rotas nacionais nunca são favorecidas, por mais rápidas que possam parecer. Todos nós sabemos que somente um mercado interno forte e completo nos permitirá competir em um mundo cada vez mais integrado. E, para isso, precisamos de políticas europeias comuns e estáveis, harmonização tributária e aceleração dos procedimentos administrativos.

Ao longo destas páginas, o leitor verá que as visões de Europa não são uniformes. Cada autor adota sua própria abordagem, com base em sua experiência pessoal e profissional, mas há um fio condutor comum em todas elas: a profunda convicção de que a Europa também é uma aposta de futuro. A União é, acima de tudo, uma vanguarda de organização política, econômica e social, e é por isso que seu capítulo final nunca foi escrito. É verdade que enfrentamos novos problemas, mas temos a fórmula que nos proporcionou o maior período de paz e prosperidade da nossa história: mais Europa. Que continuemos explorando e dando-lhe uma nova forma.