Pasar al contenido principal

Notícia

2025-11-26 11:33:00.0 - 2025-11-26 11:33:00.0 UTC +01:00

Nasce a Echelon Iberdrola Digital Infra para investir mais de 2 bilhões de euros em data centers na Espanha

  • A companhia surge a partir da maior joint venture da Europa entre uma empresa de energia elétrica e um desenvolvedor de data centers.
  • A nova sociedade conta com mais de 700 MW assegurados e uma carteira potencial de 5.000 MW.
  • O primeiro projeto será Madrid Sur, um data center com capacidade de processamento de 144 MW e conexão elétrica garantida de 230 MW.
  • Este primeiro grande projeto para a Iberdrola gerará cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos, com uma procura estimada de 1 TWh.
  • Com esta aliança, a Iberdrola consolida sua posição como parceiro energético líder para o desenvolvimento de data centers, fornecendo mais de 11 TWh anuais a empresas tecnológicas e operadores em todo o mundo.

A Iberdrola e a Echelon Data Centers fecharam sua aliança estratégica para construir e operar data centers em grande escala na Espanha. Assim nasce a Echelon Iberdrola Digital Infra, com investimentos previstos de mais de 2 bilhões de euros, o que a torna a maior joint venture da Europa entre uma empresa de energia elétrica e um desenvolvedor de data centers.

Com a conclusão da operação anunciada em julho de 2025, e após obter as aprovações regulatórias necessárias, a Echelon Iberdrola Digital Infra iniciará suas atividades com foco em empresas de tecnologia hyperscalers, ou hiperescaladores, e fornecedores de infraestrutura e serviços para inteligência artificial, um setor com grande potencial de crescimento.

O primeiro projeto da parceria será Madrid Sur, um complexo de 160.000 m² que contará com 144 MW destinados ao processamento de dados e que já tem garantida uma conexão elétrica de 230 MW. O empreendimento deverá criar cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos, com uma demanda estimada de 1 TWh. Além disso, terá uma usina solar fotovoltaica e energia renovável adicional da Iberdrola para garantir a totalidade de seu consumo elétrico.

Pontos-chave do acordo

A Iberdrola contribuirá com sua experiência em geração renovável e no desenvolvimento e gestão de grandes infraestruturas elétricas. A empresa será responsável por identificar e viabilizar terrenos com boa conectividade à rede elétrica, além de garantir um fornecimento de energia limpa durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. Por sua vez, a Echelon assumirá os processos de licenciamento, projeto, comercialização e operação.

A participação na joint venture será de até 80% para a Echelon, sendo o restante da Iberdrola. A companhia já garantiu mais de 700 MW em conexões elétricas em áreas estratégicas próximas a Madri e prevê novos projetos que podem alcançar investimentos adicionais de 6 bilhões de euros.

Com esta parceria, a Iberdrola reforça a sua posição como parceiro energético fundamental para data centers. Atualmente, comercializa mais de 11 TWh a empresas tecnológicas e operadores de centros de dados em todo o mundo.

Espanha, um hub digital europeu

Atualmente, mais de 70% do tráfego de dados com destino à Europa passa pela Espanha, o que consolida o país como um hub digital estratégico no continente graças a sua rede de fibra óptica e suas conexões submarinas. Além disso, contribuem ainda a alta disponibilidade de energia renovável a custos competitivos e uma infraestrutura elétrica avançada.