Notícia
07.08.2023Neoenergia, subsidiária brasileira da Iberdrola, assina seu primeiro empréstimo bilateral verde com o banco japonês MUFG
- Os recursos do financiamento, no valor total de 150 milhões de reais (cerca de 28 milhões de euros), serão destinados a projetos alinhados com parâmetros ambientais, sociais e de governança para melhorar o fornecimento de energia.
A Iberdrola, por meio de sua subsidiária no Brasil, a Neoenergia, e o Mitsubishi UFJ Financial Group (Banco MUFG) assinaram um acordo de financiamento no valor total de 150 milhões de reais (cerca de 28 milhões de euros) para melhorias na rede de distribuição na área de concessão da Neoenergia Brasília, que atende cerca de 1,1 milhão de clientes no Distrito Federal. Este é o primeiro empréstimo bilateral verde entre as duas organizações, com um prazo de dois anos e meio. Os recursos serão destinados a projetos alinhados com os princípios ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).
A área de concessão da Neoenergia Brasília é de 5.780 quilômetros quadrados e abrange as 33 regiões administrativas que compõem o Distrito Federal. O Banco MUFG vem ampliando o volume de financiamentos sustentáveis na América Latina, e a parceria com clientes como a Neoenergia é fundamental para o crescimento dessa agenda.
Esse é o terceiro financiamento assinado entre a Neoenergia e o Banco MUFG, após as empresas divulgarem dois acordos em parceria com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). A primeira operação, no valor total de 768,3 milhões de reais (cerca de 143 milhões de euros), foi realizada em maio de 2021, com o objetivo de expandir a rede de distribuição da Neoenergia Coelba, concessionária na Bahia que atende a aproximadamente 6,5 milhões de consumidores. O segundo contrato foi assinado este ano no valor de cerca de 703,4 milhões de reais (131 milhões de euros) para ampliar a distribuição de energia na área de concessão da Neoenergia Pernambuco, que atende a cerca de quatro milhões de clientes no estado.
"Temos o compromisso de manter a excelência dos serviços para oferecer energia sustentável, segura e confiável aos nossos clientes. Os investimentos serão destinados a projetos para ampliar e reforçar a rede de distribuição, melhorando a eficiência e a qualidade do fornecimento de energia e o bem-estar da população do Distrito Federal", afirmou Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília.
"Essa operação foi muito importante para nós. Estamos fechando o primeiro empréstimo bilateral verde do MUFG com a Neoenergia, aprofundando o relacionamento com um cliente relevante e ampliando o nosso portfólio de negócios sustentáveis. Trabalhamos junto com a Neoenergia para viabilizar a melhor solução financeira para as necessidades do seu negócio e o melhor timing para realizar a operação. Estamos contentes com o resultado alcançado", afirma Juliane Yung, Head de Corporate & Investment Banking pdo MUFG para a América Latina.