Notícia
2025-05-27 18:10:00.0 - 2025-05-27 18:10:00.0 UTC +02:00“O que torna grande uma empresa são os valores”, afirma Ignacio Galán ao receber o Prêmio à Projeção da Espanha
“O que torna grande uma empresa são os valores”, afirmou o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, durante o discurso que proferiu ao receber o Prêmio à Projeção da Espanha no âmbito Empresarial, concedido pelo jornal El Debate à empresa. Esses valores, disse ele, são materializados pelas “pessoas da Iberdrola que deram tudo de si nas DANAS de Valência, nas tempestades da Escócia ou nas enchentes do Brasil”.
Galán recebeu o prêmio “em nome das 44.000 pessoas que formam a Iberdrola e que são as que realmente o merecem” e destacou que muitos foram “os artífices da expansão internacional” do Grupo.
Os Prêmios à Projeção da Espanha reuniram em sua terceira edição, celebrada em Madrid, personalidades da política, da justiça, da empresa e da cultura. Foram criados pelo jornal El Debate para reconhecer instituições e pessoas que contribuíram de forma relevante para a projeção positiva da Espanha. O prêmio tem três categorias: instituição ou empresa, meio de comunicação ou profissional da comunicação, e entidade ou personalidade do âmbito das artes e das letras.
Como maior empresa elétrica da Europa e uma das duas maiores do mundo em capitalização bolsista, a Iberdrola protagonizou, em menos de 25 anos, um processo de expansão internacional, no qual sempre levou consigo empresas espanholas e locais para onde quer que operasse, e com o qual gerou centenas de milhares de empregos de qualidade na Espanha e no mundo.
Em seu discurso, o Presidente da Iberdrola refletiu sobre o significado da palavra “projetar”. Em sua opinião, “tem muito a ver com o que é a Iberdrola”. “É tornar algo visível. Algo que, sobre uma superfície, precisa de luz para ser visto”.
Mas projetar também “é elaborar um plano para executar uma obra”. “Nós, engenheiros, projetamos para transformar em obra e é isso que temos feito ao longo da história, realizar grandes projetos energéticos, nos quais investimos, nos últimos 20 anos, 25 dos quais eu participei, mais de 175 bilhões de euros para realizar projetos e expandir-nos pelo mundo”.
Por fim, “projetar é impulsionar ou avançar, e é por isso que nos sentimos orgulhosos de que, com cada um dos nossos projetos, promovemos a atividade”. Nesse sentido, disse, “apoiamos nossos colaboradores, nossos clientes, nossos fornecedores, nossos parceiros, nossos acionistas e as comunidades locais onde estamos”.
Todo esse trabalho de projeção colocou a Iberdrola na posição de liderança atual. “Hoje estamos orgulhosos de ser pioneiros e de estar desenvolvendo as últimas tecnologias de interconexões internacionais. No Reino Unido, concretamente, temos as maiores linhas de conexão submarinas do mundo; na Austrália, as maiores baterias para hibridizar nossos parques eólicos. Ou as grandes obras hidrelétricas, na Espanha e em Portugal, e o primeiro parque eólico marinho dos Estados Unidos, na costa de Massachusetts”. Por trás destas conquistas “estão milhares de fornecedores que nos têm acompanhado”, pelo que “o nosso sucesso é o sucesso daqueles que trabalham connosco”.
Ignacio Galán recordou que a empresa leva luz a 100 milhões de pessoas “desde a Austrália aos Estados Unidos, ou desde o Reino Unido à Alemanha ou Itália, ou desde o Brasil ao México”.
O Presidente terminou sua intervenção agradecendo ao El Debate “por poder compartilhar com todos vocês o que esta empresa e as pessoas que nela trabalham estão fazendo para responder às demandas energéticas que existem atualmente no mundo, e para criar e continuar criando desenvolvimento e riqueza para as pessoas, contribuindo para construir um mundo mais solidário, mais justo e mais sustentável”.