Notícia

2023-02-06 10:00:00.0

Reafirmamos nosso compromisso com o talento e a empregabilidade com uma nova edição das bolsas "Energy 4 Future"

  • Esta linha de ajuda faz parte das iniciativas de dividendos sociais da Iberdrola
  • Com duração de dois anos, o programa promove o intercâmbio entre centros universitários e estágios profissionais na sede da empresa
  • O período de inscrição para esta linha de ajudas da Fundação Iberdrola vai do dia 1 de fevereiro a 30 de março de 2023

A Iberdrola continua desenvolvendo seu compromisso com o talento, a excelência e a empregabilidade ao participar de uma nova edição das bolsas "Energy 4 Future", uma ação que faz parte do dividendo social da empresa.

A Energy 4 Future (E4F) é uma iniciativa que faz parte do Programa Horizonte 2020 MSCA-COFUND e oferece aos jovens pesquisadores a oportunidade de desenvolver seus projetos no campo da energia limpa em uma rede de universidades e centros de pesquisa de renome internacional localizados na Europa e nos EUA. 

Assim, mais uma vez, a Fundação Iberdrola España, em colaboração com a Agência Executiva de Pesquisa da Comissão Europeia (REA), está promovendo este programa internacional de pós-doutorado de pesquisa com financiamento conjunto de 4 milhões de euros para 28 pesquisadores. No último mês de novembro, foi realizada a reunião para a primeira chamada do programa.

As bolsas cobrem cinco áreas de estudo: fotovoltaica, energia eólica, armazenamento, redes inteligentes e veículos elétricos. Para facilitar a mobilidade geográfica e a transferência de conhecimentos entre a academia e a indústria, o programa inclui períodos de recepção de 18 a 21 meses em universidades e centros de pesquisa, bem como uma experiência profissional de 3 a 6 meses na sede da Iberdrola nos EUA, México, Reino Unido e Espanha. 

O período de inscrição para a segunda chamada de candidaturas a essas bolsas é do dia 1 de fevereiro a 30 de março de 2023. O período de avaliação vai de abril a agosto, seguido da fase de entrevista em setembro. 


Os beneficiários dessas bolsas de dois anos, que começam em janeiro de 2024, serão notificados em outubro. 

A pesquisa será realizada em 15 centros e universidades de pesquisa europeus e americanos: Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Rochester Institute of Technology nos EUA; University of Strathclyde e Imperial College of London no Reino Unido; Université de Bordeaux na França; e Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha.

Na Espanha, participarão oito centros: Universidad Politécnica de Madrid, Universidad Carlos III, Universidad de Cantabria, Universidad Pontificia de Comillas, Universidad del País Vasco, Universidad de Salamanca, IMDEA Energía e Polymat - Centro Basco de Desenho e Engenharia Macromolecular.

Essa iniciativa substitui o anterior programa de bolsas de estudo para jovens pesquisadores promovido pela Fundação Iberdrola España desde 2011, ao qual destinou mais de 3 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento de 180 pesquisadores.

Também faz parte do compromisso da Iberdrola com a excelência no treinamento. A Fundação Iberdrola colabora com programas de bolsas de diversas instituições, como a Comissão Fulbright, que a cada ano solicita as bolsas Iberdrola-Fullbright; a Fundação Carolina, que tem um programa para estudantes mexicanos e brasileiros; e as oficinas de restauração do Museu Nacional do Prado e do Museu de Bellas Artes de Bilbao, que permitem aos futuros especialistas completar sua formação nos programas de conservação e restauração destas instituições.

Além disso, a Iberdrola abriu recentemente uma nova chamada para as bolsas de mestrado para o ano acadêmico de 2023-2024, com o objetivo de promover a excelência na formação de novas gerações e fomentar jovens talentos. 

O dividendo social da Iberdrola também se reflete em sua responsabilidade com o meio ambiente; em seus 12.000 voluntários; nos mais de 350 milhões de euros gastos anualmente em inovação; e no fato de, somente no último ano, terem se incorporado ao grupo cerca de 4.500 novos profissionais.