Notícia

25.11.2024 - 12:54 UTC +01:00

Rumo ao Net 0: Iberdrola e Gres Panaria Portugal assinam contrato de venda de energia solar

  • Power Purchase Agreement (PPA) de 92 GWh arranca em 2025 e manter-se-á por um período de 10 anos. 
  • Acordo entre a Iberdrola e líder portuguesa no setor da cerâmica reforça ambição de reduzir impacto ambiental da atividade da empresa.
     

A Iberdrola e Gres Panaria anunciam um novo acordo de venda de energia (Power Purchase Agreement - PPA, na sigla em inglês) que garante o fornecimento de energia solar fotovoltaica durante os próximos 10 anos à empresa portuguesa líder no setor da cerâmica, detentora das marcas comerciais Margres, Love Tiles e Gresart. Vigência do acordo tem inicio em 2025.


O acordo com foco na descarbonização tem também como objetivo fornecer um total de 92 GWh de energia limpa durante a vigência do contrato, permitindo à Gres Panaria Portugal reduzir a sua pegada de carbono e reforçar o compromisso com práticas sustentáveis, essenciais num setor cada vez mais focado na responsabilidade ambiental. 


Com este PPA, a Gres Panaria Portugal conseguirá garantir o fornecimento de energia renovável na sua operação, contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO2 da empresa e garantindo, ainda, estabilidade no fornecimento energético a longo prazo.


Somos agentes ativos na descarbonização da indústria. Faz parte das nossas metas corporativas que estão intimamente ligadas com as metas ambientais. Este PPA com a Gres Panaria Portugal reflete justamente o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção de energias renováveis, especialmente num setor de destaque para Portugal como o da cerâmica”, destaca Rui Afonso, Diretor Geral da Iberdrola Clientes Portugal.


Além dos benefícios ambientais, o PPA permite à Gres Panaria Portugal mitigar os riscos e efeitos da volatilidade dos mercados energéticos garantindo uma maior estabilidade quer do custo da eletricidade como da produção e serviço ao nosso cliente.


Segundo Marco Mussini, presidente do conselho de administração da Gres Panaria Portugal, “este acordo vai além da questão energética. A sustentabilidade tem sido uma linha orientadora fundamental na elaboração da estratégia da empresa. Este acordo reforça a nossa missão de produzir de forma sustentável, mantendo os mais elevados padrões de qualidade, e ao mesmo tempo reduzindo o impacto ambiental da nossa operação, através do redesenho e otimização de processos industriais e dos produtos, das nossas marcas, que sejam mais sustentáveis e devidamente integrados na economia verde em Portugal.”


Ao recorrer a uma fonte de energia solar fotovoltaica, a Gres Panaria Portugal não só fortalece a sua competitividade, como também contribui diretamente para o crescimento da economia verde em Portugal. A parceria para o fornecimento de energia renovável beneficia a empresa, ao mesmo tempo que apoia os objetivos climáticos nacionais e europeus, colocando Portugal na vanguarda da transição energética.

Sobre a Iberdrola


A Iberdrola é líder global em energia renovável e uma das maiores empresas de eletricidade do mundo. Em Portugal desde 2003, tem vindo a aumentar o seu portfólio de produção de energia renovável e oferece soluções de energia verde, energia solar e mobilidade elétrica nos setores empresarial e residencial. Sendo um dos principais promotores de energia renovável em Portugal, a Iberdrola conta com um diverso ecossistema de Parques Eólicos, Parques Fotovoltaicos e a maior iniciativa de energia renovável em Portugal - o Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET). Composto por três Centrais - Alto Tâmega, Gouvães e Daivões -, o SET conta com um investimento de mais de 1.600 M€ e uma capacidade total instalada de 1.158 MW, que permitirá evitar a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano e facilitará a integração de demais tecnologias de energias renováveis.

 
No leilão de capacidade solar realizado em 2019, a Iberdrola foi a maior adjudicatária em número de lotes com um total de 7 projetos fotovoltaicos, quatro dos quais já em funcionamento: as Centrais fotovoltaicas Alcochete I e II, Conde e Algeruz. 
Depois de evitar a emissão de 26,7 milhões de toneladas de CO2 em 2023, a Iberdrola obteve, em 2024, a classificação mais alta ("Green") pela agência Fitch Sustainable - a mais alta em transição verde

Sobre a Gres Panaria

A Gres Panaria Portugal S.A. foi constituída em 2006 aquando da aquisição da segunda unidade industrial do Panariagroup em Portugal. Em 2002 o Panariagroup adquiriu a 1ª unidade industrial em Portugal sita em Ílhavo, produzindo material cerâmico para a marca Maronagres, atualmente denominada Margres Ceramic Tiles. Posteriormente, no ano de 2005, adquiriu a segunda unidade industrial, sita em Aveiro, produtora de material cerâmico para a marca Novagres, que em 2008 se passou a denominar Love Ceramic Tiles. Em 2023, a Gres Panaria Portugal adquiriu a Gresart S.A. como parte do seu plano de crescimento e diversificação. A Gresart Cerâmica Industrial, S.A. foi fundada em 1981 e está sediada em Oliveira do Bairro. 


Atualmente, as três unidades industriais da Gres Panaria Portugal têm uma capacidade instalada de 10 milhões de m2/ano
A Gres Panaria Portugal S.A. emprega, em Portugal, mais de 600 colaboradores. 
Para além das áreas produtivas e administrativas, as marcas possuem ainda showrooms próprios em Aveiro, Oliveira do Bairro e Lisboa.