BENEFÍCIOS DAS EQUIPES MULTICULTURAIS

Em busca de uma cultura corporativa global

#emprego #trabalho colaborativo #integração

Entre os princípios da cultura empresarial do Grupo Iberdrola, está o impulso multinacional, por meio de seu programa de mobilidade, que traz consigo a criação de equipes com diferentes culturas e procedentes de várias localizações. Por isso, Nuria Soto se mudou para os Estados Unidos com a ideia de enfrentar um novo desafio.

VANTAGENS DE TRABALHAR EM UMA EMPRESA MULTICULTURAL

Para que a multiculturalidade se torne um fator diferenciador em uma companhia, há uma premissa principal que deve ser cumprida: a empresa deve ser integradora. Temos que favorecer o ambiente de acolhida através de um plano que desenvolva diretrizes sobre como gerenciar a multiculturalidade dos funcionários. No caso de um organismo global, os processos, objetivos, valores e a visão devem estar remando em uma mesma direção.

Integrar significa dedicar uma parte do tempo de trabalho dos colaboradores para favorecer o companheirismo, o conhecimento e o intercâmbio de opiniões e entendimentos. Algumas empresas propõem jogos para gerir a multiculturalidade, como é o caso do Trivial, com perguntas sobre os diferentes países de origem dos trabalhadores, ou concursos de cozinha internacional.

São várias as vantagens de trabalhar em uma empresa multicultural. Comentamos algumas delas:

 Melhora a criatividade

Muitas vezes, a variedade de pontos de vista e ideias tem relação com o percurso e a aprendizagem dos funcionários. Conforme a cultura, as vivências podem ser muito diferentes. O resultado será uma catarata de ideias rica e diversa, e uma variedade de perspectivas para a resolução de problemas.

 Melhora a produtividade

A diversidade de pensamento criará ideias inovadoras e disruptivas, que darão um impulso à empresa e melhorarão seus resultados.

 Melhora a reputação

Se os resultados melhoram, também melhora a reputação; mas não só pelo cumprimento dos objetivos. Do mesmo modo, melhora a exemplaridade. Ter políticas contra a discriminação e o racismo, com planos de acolhida, dará à empresa um acréscimo com relação aos seus concorrentes.

 Diminuem os conflitos

Os programas de inclusão favorecerão um ambiente de trabalho de companheirismo, melhorará a empatia e fará com que os colaboradores fiquem satisfeitos.

O EXEMPLO DA NURIA

Nuria Soto enfrentou um novo desafio no começo do ano. Ela não foi sozinha: toda a sua família se mudou para Boston. Nuria trabalha no departamento de Serviços, Operação e Manutenção no âmbito dos negócios da área de Renováveis da Iberdrola. Desde que ela iniciou seu novo caminho, faz parte do grande projeto de implementação do primeiro parque eólico offshore nos Estados Unidos.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Nuria estudou engenharia industrial em Valladolid e depois foi morar em Dresden, na Alemanha, onde fez engenharia mecânica. Foi uma aprendizagem muito enriquecedora que ela adorou: "desde sempre, tive muita vontade de viver outra vez uma experiência de trabalhar fora". Depois de 11 anos como colaboradora da Iberdrola, ela pôde novamente fazer suas malas ao se beneficiar da oportunidade que a empresa lhe estava dando. Um novo desafio que, conforme suas próprias palavras "dará muitas coisas para mim e minha família".

Esta oportunidade de Nuria Soto tem tudo para ser uma vivência enriquecedora pelo especial empenho e interesse do Grupo Iberdrola de fazer recolocações bem-sucedidas de funcionários.  Como? A Companhia tem um modelo definido e básico de recrutamento em termos internacionais e incentiva a integração através de seu programa de acolhida. Este programa foi lançado para receber bem e integrar os novos profissionais a nível global, recém-chegados à Companhia na Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e México. Além de facilitar sua acolhida e inclusão na companhia, o programa também visa potencializar seu desenvolvimento profissional.

CULTURA CORPORATIVA GLOBAL

O sucesso deste tipo de práticas se assenta sobretudo na consolidação de uma cultura corporativa de grupo, que não divide as empresas em compartimentos estanques, mas considera todos os Negócios como um componente global que rema em uma mesma direção. É importante também destacar a conscientização do nosso quadro de pessoal em matéria de diversidade. Trabalhamos em equipes com diferentes culturas e localizações, conseguindo os melhores resultados e um grande impacto. Dentre os princípios da cultura empresarial do Grupo Iberdrola, está o fato de investir no nosso maior ativo: os nossos trabalhadores.
 

Grupo Iberdrola, na vanguarda em termos de conciliação