PRÊMIOS RETO AO FORNECEDOR DO ANO 2021

Os Reis da Espanha entregam os Prêmios Iberdrola RETO ao Fornecedor do Ano

Com a temática RETO (Recuperação, Energia, Transição e ODS), os prêmios foram concedidos a oito empresas que se destacam pelo seu compromisso com a transição ecológica, a inovação, o empreendimento, a empregabilidade, o talento, a contribuição aos ODS e o envolvimento com a pandemia da COVID-19.

Suas Majestades os Reis, acompanhados da ministra da Educação e Formação Profissional da Espanha, Isabel Celaá, e do presidente do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, entregaram os Prêmios ao Fornecedor do Ano 2021, coincidindo com a inauguração oficial do Campus de Inovação e Treinamento da companhia na localidade de San Agustín del Guadalix (Madri).

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

Duas empresas se destacaram impulsionando dois dos pilares fixados pela Europa para a recuperação, tais como a transição energética e digitalização. E outras duas são um verdadeiro exemplo de dois grandes objetivos de nossa sociedade: a criação de empregos e a igualdade

Os prêmios reconhecem o papel-chave da cadeia de valor na consecução dos projetos estratégicos da Iberdrola e a relevância de criar um ecossistema de fornecedores que trabalha com os mesmos objetivos. Também são uma oportunidade para enfatizar o compromisso de incentivar a gestão empresarial em aspectos como o desenvolvimento sustentável, a segurança e a qualidade, a inovação, a internacionalização e a criação de empregos.

Após quase duas décadas avançando no compromisso com a energia do futuro, a Iberdrola deseja continuar sendo um motor de crescimento industrial nos países onde está presente, exercendo um importante efeito indutor em um crescente grupo de empresas para liderar a transição energética no mundo. Para tal, a Iberdrola realizou compras — relacionadas a equipamentos, materiais, obras e serviços — em um valor superior a 14 bilhões de euros de aproximadamente 22.000 fornecedores em 2020.

FORNECEDORES DO ANO 2021

 RETO Igualdade

A empresa premiada na categoria RETO Igualdade foi a seguradora Mapfre por suas políticas e ações para minimizar a diferença salarial e incentivar a igualdade entre os sexos. Trata-se de uma empresa que é uma referência na implantação de boas práticas para evitar a desigualdade de gênero. Seu terceiro Plano de Igualdade, a Rede de Liderança Feminina e o Projeto Closingap são bons exemplos dessas ações.

 RETO Emprego

A empresa espanhola Ibermática recebeu o prêmio RETO Emprego por sua capacidade de criar novos postos de trabalho aproveitando a transição energética. A Ibermática se internacionalizou através da Iberdrola, tendo neste momento contratos na Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. De fato, em 2020 a empresa foi capaz de criar 235 novos empregos na Espanha (100 em Euskadi, 100 em Madri e 35 em outras comunidades autônomas espanholas), assim como 81 no resto do mundo, aumentando seu quadro de pessoal subcontratado em 75 pessoas.

 RETO Digitalização

O prêmio RETO Digitalização foi para a britânica Kirby, por desenvolver projetos com um elevado conteúdo de inovação como a subestação digital para a SP Energy Networks ou o uso de tablets em determinados pontos.

 RETO Transição energética

A empresa holandesa Van Oord recebeu o prêmio RETO Transição energética por sua especialização em construções marítimas. Essa empresa, que participou do parque de East Anglia ONE, foi adjudicatária de pedidos que superam a cifra de 450 milhões de euros para os parques de Saint-Brieuc e Baltic Hub.

 RETO Menção especial COVID

No âmbito desses prêmios, a Iberdrola quis fazer uma menção especial à COVID-19 reconhecendo as empresas que ajudaram a obter e transportar material de saúde e proteção de primeira necessidade em um momento em que os mercados estavam absolutamente colapsados e com uma demanda mundial sem precedentes.

As empresas premiadas foram Amara, Ormazabal, Iturri, Wottoline e DSV.

Depois de ter colocado a serviço da Administração Pública sua capacidade de acesso global a suprimentos, a Iberdrola destinou mais de 40 milhões de euros à obtenção de material de saúde de primeira necessidade (respiradores, equipamentos de proteção individual, máscaras, macacões, óculos...) para mitigar os impactos da pandemia.

CONHEÇA OS PREMIADOS DAS EDIÇÕES ANTERIORES

A Iberdrola reconhece há duas décadas o esforço de seus fornecedores, tanto nos prêmios globais quanto nos locais nos cinco principais países onde está presente (Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e México). Com os prêmios aos fornecedores, a Iberdrola visa incentivar, promover e reconhecer a excelência, o desenvolvimento sustentável, a qualidade, a internacionalização, a inovação, a responsabilidade social corporativa, a criação de emprego e a prevenção de riscos no trabalho.

Nossos negócios nos diferentes países, assim como as unidades corporativas (Meio Ambiente, Qualidade, Inovação, Prevenção, Sustentabilidade, etc.) e a própria unidade de Compras selecionam todos os anos os fornecedores que tenham se destacado particularmente no desenvolvimento de seus contratos.

Prêmios ao Fornecedor do Ano 2019

Ver mais informações

A ScottishPower, filial do grupo Iberdrola no Reino Unido, entregou seus Prêmios aos Fornecedores do Ano em uma cerimônia que reconheceu a dedicação e qualidade do trabalho de seus fornecedores em nove categorias: Entrega de serviço (Domestic & General Services Limited), Inovação (Censis Limited), Melhor PME (BV Associates Limited), Saúde e segurança (FCE Projects Limited), Sustentabilidade (Keltbray Aspire Limited), Criação de emprego (Iceni Marine Services Limited), Atendimento ao cliente (Luddon Construction Limited), Trabalho colaborativo (Noel Regan & Sons Building & Civil Engineering e Contractors UK Limited) e Equipamento e materiais (Nexans).

Neste ano também, a Iberdrola Espanha entregou seus Prêmios ao Fornecedor do Ano, onde reconhece o apoio de 11 empresas em sua estratégia de liderar a transição energética, e às quais realiza compras por mais de 1,5 bilhão de euros/ano. O Prêmio Especial ao Melhor Fornecedor 2019 foi concedido à empresa Eiffage Energía, um fornecedor histórico da Iberdrola que colabora com a empresa na área de energias renováveis e redes de distribuição. Além disso, neste ano reconheceu-se também a colaboração da FCC Industrial no atendimento de emergências na Comunidade Valenciana e em Múrcia durante as últimas chuvas torrenciais, também conhecidas como Gota Fria.

A Neoenergia entregou em setembro o Prêmio ao Fornecedor do Ano que, desta vez, teve como vencedor a ALUBAR, empresa fabricante de cabos elétricos. A filial da Iberdrola no Brasil analisou cerca de 100 fornecedores, baseando-se em critérios tais como: infraestrutura, logística, qualidade do atendimento, segurança, práticas socioambientais e ética. Entre eles, reconheceu um total de 10 empresas em outras tantas categorias.

Em maio, a Iberdrola México entregou prêmios como forma de reconhecimento do trabalho desempenhado pelos fornecedores mexicanos, que compartilham o compromisso e a responsabilidade social da empresa com outras empresas do país. Em 2018, a filial mexicana fez contratações que chegam ao valor de 1,130 bilhão de dólares, das quais 70% foram realizadas com empresas do país. Além disso, durante os próximos seis anos, a empresa planeja investir 5 bilhões de dólares em projetos de geração, dos quais, pelo menos, 3 bilhões serão destinados aos fornecedores mexicanos.

Ocultar informação

Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano 2018

Ver mais informações

A Iberdrola entregou os Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano 2018, cuja finalidade é incentivar, promover e reconhecer o trabalho dos fornecedores do grupo, essenciais para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa.

O evento aconteceu no auditório do Campus de Inovação e Treinamento da Iberdrola, em San Agustín del Guadalix (Madri), e contou com a presença de cerca de 340 convidados. Entre eles estavam representantes de 167 fornecedores de empresas de diferentes países e setores, além do presidente do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, e outros membros da diretoria.

 Contribuição para a sustentabilidade

Ignacio Galán, presidente da Iberdrola

Junto aos fornecedores, damos respostas aos importantes desafios apresentados pela ONU nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para cuja consecução o papel das empresas é fundamental

A maioria dos contratos foi para fornecedores de países considerados referência para a empresa — Estados Unidos, Espanha, Brasil, Reino Unido e México —, embora também contemos com empresas de outras regiões em que o grupo desenvolve iniciativas relevantes, como Portugal ou França.

Os fornecedores premiados em cada uma das 12 categorias foram:

  • Fornecedor do Ano: WEG (Brasil)
  • Equipes: Schneider Eletric (França)
  • Qualidade e Resposta do Serviço: Northline Utilities (EUA)
  • Serviços Energéticos: Integral Management Future (Espanha)
  • Serviços não Energéticos: SHL (Holanda)
  • Meio Ambiente: Aecom (Reino Unido)
  • Responsabilidade Social Corporativa: Fonabec A.C. (México)
  • Competitividade e Inovação: Innova-TSN (Espanha)
  • Diversidade e Igualdade: ITB Equipamentos Elétricos (Brasil)
  • Segurança e Saúde Ocupacional: Brown & Mason (Reino Unido)
  • Serviços de Construção: Socorpena (Portugal)
  • Internacionalização: Ibermática (Espanha)

Ocultar informação

Prêmios ao Fornecedor do Ano 2017

Ver mais informações

A Iberdrola México entregou os referidos prêmios como reconhecimento ao serviço e compromisso de seus fornecedores com o desenvolvimento da empresa ao longo de 2017, sob o lema Porque você é nossa energia. A empresa reconheceu a qualidade, inovação, criação de emprego, respeito ao meio ambiente e prevenção de riscos ocupacionais, enfatizando especialmente a valorização da ética e transparência de seus fornecedores.

A ScottishPower está vivendo uma fase de investimentos recorde. Por isso, nos últimos dois anos, concedeu contratos no valor de aproximadamente 5 bilhões de libras para mais de 3.500 fornecedores, que foram premiados em um evento especial na sede central da ScottishPower, em Glasgow, no dia 9 de novembro de 2017.

A Iberdrola também entregou no dia 17 de outubro de 2017, na Torre Iberdrola, os Prêmios ao Fornecedor do Ano 2017 na Espanha. A premiação tem o objetivo de incentivar e reconhecer a gestão empresarial de seus fornecedores, o emprego jovem e feminino, o respeito ao meio ambiente, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, a aposta no compromisso social, a internacionalização, a diversidade e igualdade e a prevenção de riscos ocupacionais.

A Avangrid escolheu uma empresa de equipamentos para aerogeradores com sede no Texas como o Melhor Fornecedor de 2017. A indicação foi anunciada em um evento que comemora as conquistas dos colaboradores comerciais em várias categorias. Estiveram presentes no evento cerca de 250 fornecedores e empregados do país.

E, por fim, a Elektro realizou, no dia 25 de maio de 2017, a 13ª edição do Prêmio Fornecedor Elektro. O evento, que aconteceu na cidade de Campinas (Brasil), contou com a presença de mais de 300 convidados que compartilharam boas práticas e a preocupação geral com a segurança. Durante a cerimônia, prestigiada principalmente por fornecedores de materiais e serviços, foram entregues menções especiais nos âmbitos da inovação, sustentabilidade e segurança.

Ocultar informação