Notícia
2025-08-21 13:31:00.0 - 2025-08-21 13:31:00.0 UTC +02:00Scottish Power instala 'jacket' da subestação marítima de East Anglia THREE no mar do Norte
· A fundação de aço tipo “jacket” da primeira subestação elétrica marítima em corrente contínua de alta tensão (HVDC) da ScottishPower —subsidiária da Iberdrola no Reino Unido— acaba de ser instalada no sul do mar do Norte.
Pesando 3.700 toneladas e com 59 metros de altura, essa estrutura de quatro bases faz parte do parque eólico offshore East Anglia THREE, com um investimento total de 4,62 bilhões de euros. A fundação foi fixada no leito marinho a 69 quilômetros da costa de Suffolk (Inglaterra) e a 36 metros de profundidade.
A operação foi realizada com o SSCV Sleipnir da Heerema Marine Contractors —o maior navio-guindaste do mundo— depois de ter partido do estaleiro da Aker Solutions em Verdal (Noruega).
Com capacidade de 1,4 GW, East Anglia THREE será o maior parque eólico offshore de todo o Grupo Iberdrola e um dos maiores do mundo. A previsão é suas operações comecem no final de 2026, gerando energia limpa suficiente para abastecer mais de um milhão de residências.
Pedro Fernández, diretor do projeto East Anglia THREE na ScottishPower Renewables —subholding da Iberdrola no Reino Unido—, afirmou: “O programa de construção em alto-mar do East Anglia THREE é a maior façanha de engenharia que já realizamos. Ver como uma estrutura de 3.700 toneladas é instalada e posicionada com precisão é realmente impressionante. Este marco reflete o excelente trabalho em equipe com nossos parceiros da cadeia de suprimentos”.
Leia a notícia completa na Sala de Comunicação da Scottish Power.