Pasar al contenido principal

Notícia

Até agora, o Grupo Iberdrola detinha 53,5% do capital da Neoenergia

2025-09-11 07:02:00.0 - 2025-09-11 07:02:00.0 UTC +02:00

Iberdrola fecha acordo para deter 84% do controle de sua filial no Brasil após compra de participação do seu sócio, PREVI, por 1,88 bilhão de euros

  • O preço acordado pelos 30,29% da Neoenergia representará um desembolso de 11,95 bilhões de reais
  • Grupo Iberdrola reforça sua aposta em investimentos no negócio de distribuição e transmissão de energia.  
  • A Neoenergia é a primeira distribuidora do Brasil em número de clientes e atende 40 milhões de pessoas:
    • Possui cinco distribuidoras em Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília, com marcos regulatórios incentivadores 
    • A empresa espera um forte crescimento em seus investimentos nos setores de distribuição e transmissão de energia nos próximos anos por conta do aumento da demanda e da eletrificação

A Iberdrola chegou a um acordo para a aquisição da participação acionária da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (“PREVI”) na Neoenergia, consolidando sua posição como acionista majoritária. A operação prevê a compra dos 30,29% que a PREVI possui na Neoenergia, de modo que a Iberdrola passaria a controlar aproximadamente 84% do capital social da empresa.

O preço acordado, de 32,5 reais por ação, representará um desembolso de 11,95 bilhões de reais brasileiros — aproximadamente 1,88 bilhão de euros.

A operação está sujeita às aprovações regulatórias pertinentes e espera-se que seja concluída nos próximos meses.

A Neoenergia fornece eletricidade a cerca de 40 milhões de brasileiros por meio de 5 distribuidoras (nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília) e 18 linhas de transmissão, o que a torna o primeiro grupo no setor de distribuição do país em número de clientes. A Neoenergia possui mais de 725.000 quilômetros de linhas de distribuição e 8.000 quilômetros de linhas de transmissão, além de contar com capacidade instalada de 3.800 MW de geração de energia renovável, principalmente a partir de fontes hidrelétricas.

Em 2024, a Neoenergia tornou-se a empresa que mais fundos destinou a infraestruturas básicas em todo o país, graças aos investimentos realizados de mais de 9,8 bilhões de reais (1,54 bilhão de euros) para expandir, renovar, conservar e automatizar sua rede elétrica.

Nos próximos anos, a empresa enfrenta perspectivas de forte crescimento graças ao aumento esperado dos investimentos em distribuição e transmissão, setores que contam com marcos regulatórios incentivadores. 

A excelência operacional das distribuidoras da Neoenergia ficou recentemente refletida nos premios de ABRADEE, a associação de distribuidoras do país, nos quais duas de suas empresas (Neoenergia Cosern, no Rio Grande do Norte, e Neoenergia Elektro, em São Paulo e Mato Grosso do Sul) ficaram em primeiro e segundo lugar na categoria “Melhor empresa”. No total, a Neoenergia recebeu 8 prêmios dos 12 aos quais concorria: “Melhor empresa” do setor em todo o país e na região Nordeste (obtidos pela Neoenergia Cosern, distribuidora do Rio Grande do Norte); Melhor Distribuidora da região sudeste, Melhor Qualidade de Gestão, Melhor Gestão da Inovação e Melhor Gestão Operacional (obtidos pela Neoenergia Elektro) e Melhor Evolução de Desempenho (concedido à Neoenergia Brasília, reconhecendo a forte melhoria de suas operações após sua integração ao Grupo em 2020).

Com esta operação, a Iberdrola dá mais um passo em sua estratégia de crescimento baseada no negócio de distribuição e transmissão de energia, negócios em que  possui 1,4 milhão de quilômetros de linhas nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Espanha.