Notícia
2025-11-03 13:49:00.0 - 2025-11-03 13:49:00.0 UTC +01:00BEI e Iberdrola assinam empréstimo verde de 500 milhões de euros para o parque eólico offshore Windanker, localizado em águas alemãs do mar Báltico
- O empréstimo conta com a garantia Cesce, agência espanhola de crédito à exportação que apoia projetos renováveis.
- O parque eólico offshore Windanker promoverá a energia limpa, a segurança energética e a criação de emprego, fornecendo eletricidade renovável a cerca de 600 mil pessoas por ano, de acordo com as estimativas da Iberdrola.
- O projeto faz parte do programa TechEU do Grupo BEI para acelerar a inovação na União Europeia, contribui para seus objetivos de ação climática e apoia o plano REPowerEU para reduzir a dependência das importações de combustíveis fósseis.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um empréstimo verde de 500 milhões de euros com a Iberdrola para o parque eólico offshore Windanker, um projeto emblemático de energia limpa que se encontra atualmente em fase de construção nas águas alemãs do mar Báltico.
O empréstimo conta com a garantia da agência espanhola de crédito à exportação Cesce. Esta operação com a Iberdrola representa a primeira utilização de uma garantia desenvolvida conjuntamente pelo BEI e pela Cesce para apoiar projetos renováveis liderados por empresas espanholas fora de Espanha, contribuindo para os objetivos de ação climática e sustentabilidade ambiental da União Europeia.
O novo projeto irá gerar energia limpa para milhares de residências, acelerar a eletrificação e a segurança energética da Europa e promover empregos, oportunidades econômicas e inovação em energias renováveis de ponta.
Com uma capacidade instalada de 315 MW, o parque eólico Windanker será capaz de fornecer energia elétrica renovável a cerca de 600 mil pessoas por ano, de acordo com as estimativas da Iberdrola.
“O financiamento de 500 milhões de euros do BEI para Windanker contribui para levar a tecnologia eólica mais avançada ao mar Báltico, em benefício dos consumidores alemães e das economias locais. A energia verde gerada pelo projeto também nos aproxima de garantir a independência da Europa das importações de combustíveis fósseis”, afirmou Jean-Christophe Laloux, diretor-geral de Operações de Empréstimo e Assessoria na UE do Banco Europeu de Investimentos.
“Com este empréstimo, a Iberdrola não só reforça a sua estrutura financeira e a diversificação das fontes de financiamento, como também consolida a confiança de instituições de referência como o BEI e a Cesce na nossa capacidade de execução. Este apoio nos permite continuar promovendo projetos como o Windanker, fundamental para a eletrificação, em consonância com o nosso novo plano transformador”, declarou José Sainz Armada, diretor de Finanças, Controle e Desenvolvimento Corporativo (CFO).
Beatriz Reguero, diretora da Área de Contas do Estado da Cesce, afirmou: “A Cesce está orgulhosa de apoiar os esforços das principais empresas espanholas para liliderar a transição energética na Europa. O parque eólico offshore Windanker demonstra como as alianças de longo prazo entre instituições públicas, como o Banco Europeu de Investimento e a Cesce, permitem ampliar a capacidade de apoio e respaldo a projetos de empresas espanholas que promovem a inovação e o investimento sustentável em projetos que beneficiam as comunidades locais, reforçam o crescimento econômico e promovem a energia renovável para o futuro”.
O projeto faz parte do TechEU, o programa do Grupo BEI destinado a acelerar a inovação na UE e que tem como objetivo mobilizar, até 2027, 250 bilhões de euros em investimentos para empresas emergentes, empresas em expansão e empresas inovadoras em toda a Europa. A iniciativa contribuirá para a linha de ação de tecnologias limpas do TechEU.
O projeto aumentará a proporção de energia limpa na rede elétrica alemã, apoiando diretamente os objetivos europeus e nacionais de reduzir as emissões de carbono, diminuir a dependência dos combustíveis fósseis e alcançar metas climáticas ambiciosas. Além disso, o projeto contribui significativamente para os objetivos de ação climática do Grupo BEI, estabelecidos em seu Plano Estratégico para o período 2024-2027 e na segunda fase do Roteiro do Banco do Clima para o período 2026-2030, bem como ao plano de ação do BEI para apoiar o programa REPowerEU, cujo objetivo é aumentar a segurança energética e acelerar a transição energética, reduzindo a dependência da União Europeia das importações de combustíveis fósseis.
Energia renovável de última geração para a Alemanha
A Windanker eleva o nível da tecnologia eólica offshore com a instalação de 21 aerogeradores Siemens Gamesa SG 14-236 DD, dos mais avançados e potentes do mundo (cada um com uma capacidade de até 15 MW).
Cada aerogerador está equipado com um rotor revolucionário de 236 metros e tecnologia de acionamento direto, o que aumenta a confiabilidade e o desempenho operacional, além de permitir superar em mais de 30% a produção anual em relação aos modelos anteriores. Em todo o parque serão aplicadas técnicas inovadoras de engenharia e construção para garantir a máxima eficiência, segurança e sustentabilidade.
A instalação das fundações, com até 84 metros de comprimento e 2.100 toneladas de peso, está a cargo da empresa Van Oord, através do seu navio de carga pesada Svanen. As obras começaram no início deste mês, com a instalação da primeira monoestaca. A instalação dos aerogeradores será realizada em 2026, e a entrada em operação do parque eólico está prevista para o último trimestre de 2026.
Apoio ao emprego verde qualificado em uma região de coesão
O projeto está localizado em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, uma região em transição da UE, onde terá uma importante contribuição econômica: cerca de 2.200 empregos por ano gerados durante a fase de construção e 160 empregos qualificados permanentes durante a fase de operação.
A maioria dos novos postos de trabalho irá destacar “competências técnicas verdes”, promovendo a especialização e o desenvolvimento da mão de obra local. Ao mesmo tempo, o projeto reforçará a cooperação industrial entre a Alemanha e a Espanha.
Estrutura de financiamento e garantias
Windanker é o terceiro parque eólico offshore da Iberdrola nas águas alemãs do Mar Báltico e representa um avanço significativo no Hub do Báltico e na estratégia da empresa na região.
O financiamento de 500 milhões de euros é coberto por uma garantia da Cesce, a agência espanhola de crédito à exportação, proporcionando segurança adicional às partes interessadas.
Contribuição do projeto e sustentabilidade
Além de contribuir substancialmente para a iniciativa REPowerEU e para o Plano Nacional de Energia e Clima da Alemanha, o projeto Windanker ajudará a acelerar a transição energética do país, reduzir as emissões de carbono em cerca de 672 mil toneladas de CO2 por ano e apoiar a meta da Alemanha de atingir uma porcentagem de energias renováveis de 80% até 2030.
A maior parte da eletricidade renovável gerada será comercializada por meio de contratos de compra e venda de energia de longo prazo (PPA) no mercado alemão.
Projeto financiado pelo Banco Europeu de Investimentos.