Notícia

2020-07-14 22:00:00.0

Instalará infraestrutura para a recarga de veículos elétricos com energia 100% verde em todas suas adegas na Espanha, localizadas em Valladolid, La Rioja e Ourense

A empresa Bodegas Familiares Matarromera avança em sua aposta na mobilidade elétrica guiada pela Iberdrola

  • A iniciativa se enquadra no ambicioso projeto global de sustentabilidade ‘Matarromera Sustentável no Planeta Terra’, um dos pilares da empresa
  • A Iberdrola continua acelerando assim seu plano de mobilidade sustentável, que prevê a instalação de 150.000 carregadores elétricos em residências, empresas e na via pública nos próximos cinco anos

A empresa Bodegas Familiares Matarromera e a Iberdrola se unem em seu compromisso contra as mudanças climáticas e na promoção da mobilidade sustentável. Esta parceria se concretiza em um acordo assinado nesta manhã em Valbuena de Duero (Valladolid, Castela e Leão) para o desenvolvimento de infraestruturas de recarga para veículos elétricos em suas instalações de Valladolid, La Rioja e Ourense. A parceria se materializa na instalação de 16 carregadores elétricos com energia 100% verde em suas adegas Matarromera e Emina (DO Ribera); Emina (DO Rueda); Carlos Moro (DOCa Rioja); Valdelosfrailes (DO Cigales); e Casar de Vide (DO Ribeiro). 

O Diretor de Operações da Bodegas Familiares Matarromera, Alberto Guadarrama, e o Diretor Comercial da Iberdrola em Castela e Leão, Celiano García, foram os encarregados de subscrever o convênio de colaboração para a instalação, nos próximos meses, de pontos de recarga de 22 kW, de acesso livre e disponíveis para todos os usuários de veículos elétricos durante o horário comercial.

A iniciativa se enquadra no projeto global de sustentabilidade ‘Matarromera Sustentável no Planeta Terra’ que inclui um conjunto de medidas prioritárias, como a diminuição da dependência energética e a redução de emissões, a produção ecológica ou os projetos de I&D&i ambientais.

Alberto Guadarrama explicou que “a sustentabilidade foi, desde a origem, um sinal de identidade da empresa promovida pelo seu fundador, Carlos Moro. Todas as adegas são construídas de forma sustentável, concebidas com iluminação natural, ótimo isolamento e aproveitamento das águas pluviais e residuais para a rega das vinhas. De fato, foi a primeira empresa espanhola com certificação AENOR que mede sua pegada de carbono, ou seja, a repercussão ecológica da elaboração de seus vinhos”.

Por sua parte, Celiano García destacou que a Empresa “encontrou um aliado ótimo com o qual pode avançar na implementação de soluções para responder aos desafios da mobilidade elétrica, baseada em energias limpas e sem emissões de CO2”. E acrescentou que “a eletrificação do transporte, junto ao aumento da energia elétrica proveniente de fontes renováveis, contribuirá de forma decisiva para a redução da poluição de nossas cidades e para a melhoria da eficiência energética”.

 

Energia 100 % verde e soluções digitais 

Os usuários desta infraestrutura da Iberdrola recarregarão a bateria de seus carros elétricos com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração limpa, que possuem certificados de garantia de origem renovável (GdOs).

Além disso, os pontos de recarga estarão localizados no App de Recarga Pública Iberdrola, o único na Espanha que inclui informações comprovadas de todos os carregadores de veículos elétricos, tanto da Iberdrola quanto de outros operadores. Com o App, é possível fazer a localização do carregador, comprovar seu funcionamento em tempo real e, nesse caso, reservar e pagar com o celular.

 

Iberdrola pisa no acelerador da mobilidade elétrica

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte em sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde no mundo pós-COVID.

Em março, a Empresa decidiu reforçar seu plano de mobilidade sustentável, destinando mais investimentos – 150 milhões de euros no total – para intensificar a implantação de pontos de recarga de veículos elétricos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga para veículos elétricos, tanto em residências quanto em empresas, assim como em vias urbanas, em cidades e nas principais rodovias, nos próximos cinco anos. A aposta na instalação de estações de recarga rápida se concretizará na instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

Acesso a informação legal