Notícia

2023-08-10 11:29:00.0

Encomendamos à Windar Renovables as peças de transição para o parque eólico 'offshore' Windanker

  • A instalação terá um total de 21 peças de transição que serão fabricadas nas instalações da Windar em Avilés.
  • As obras do projeto começarão em novembro de 2024 e durarão até o verão de 2025, supondo mais de 450.000 horas de trabalho.

A Windar Renovables assinou um contrato com a Iberdrola para fabricar 21 peças de transição para o parque eólico offshore Windanker em águas alemãs. Esse é o sexto projeto desse tipo de fundações até o momento.

A produção será realizada nas instalações de Avilés, com a colaboração de um grande número de fornecedores espanhóis na fabricação da estrutura secundária, que será integrada no Porto de Avilés antes de ser enviada para a Alemanha.

A fabricação das 21 peças supõe mais de 450.000 horas de trabalho e gerará 400 empregos. A produção está programada para começar no final de 2024, e as entregas devem ser feitas até o final do verão de 2025. Cada um desses elementos terá uma altura máxima de 17 metros, um diâmetro de 8 metros e pesará 400 toneladas.

O Windanker, que estará localizado em águas alemãs, terá uma capacidade de 315 megawatts (MW), incorporando turbinas de nova geração com uma capacidade unitária de aproximadamente 15 MW, e parte da eletricidade gerada será alocada para contratos de venda de energia assim que comerçar a operar em 2026.

O Windanker reforçará o Hub do Báltico, que adicionará mais de 1.100 MW de capacidade instalada, incluindo também os projetos já construídos pela Windar, Wikinger e Baltic Eagle.

Com esse novo contrato, a Windar se posiciona como líder na fabricação dessas subestruturas offshore e fortalece seu relacionamento com a Iberdrola por mais de 9 anos, assinando um novo contrato além dos anteriormente concedidos para parques eólicos offshore no Reino Unido, Alemanha, França e Estados Unidos.

Atualmente, a Windar Renovables também participa na fabricação desse tipo de subestruturas para outros grandes parques eólicos offshore da Iberdrola: Baltic Eagle, em águas alemãs, cujo último envio foi realizado em junho passado (50 peças), Vineyard Wind I (62 peças) na costa de Massachusetts, Estados Unidos, e East Anglia 3, Reino Unido (95 peças).

Para Orlando Alonso, CEO da Windar Renovables, "o novo pedido da Iberdrola destaca o alto nível de qualidade de nossos produtos e a confiabilidade de nossos processos. Ele também confirma nossas previsões de que esperamos um forte aumento na atividade do setor, para o qual a Windar Renovables está reforçando sua estrutura corporativa e trabalhando para aumentar sua capacidade de responder a esse desafio e continuar merecendo a confiança de clientes tão importantes".