Notícia

2023-10-04 09:37:00.0

Forneceremos energia para a gigante mundial de freios TMD por meio do parque eólico 'offshore' Windanker

  • As duas empresas assinaram um contrato de compra e venda de energia de longo prazo (PPA) de 15 anos para 50 GWh por ano.
  • O terceiro parque eólico offshore da companhia elétrica no Mar Báltico fornecerá energia à TMD a partir de 2027, cobrindo mais da metade de sua demanda na Alemanha. 

A Iberdrola e o maior fabricante mundial de materiais de freio, a TMD Friction Services, assinaram um contrato para o fornecimento de longo prazo (PPA) de eletricidade limpa por 15 anos. Com esse acordo, a companhia elétrica fornecerá cerca de 50 GWh por ano de eletricidade verde, que cobrirá mais de 50% da demanda total da TMD na Alemanha a partir de 2027. A eletricidade será produzida pelo parque eólico offshore Windanker no Mar Báltico, que está atualmente em fase de planejamento.

Windanker consistirá em 21 turbinas eólicas offshore de 15 MW cada e está programado para ser conectado à rede em 2026, com uma capacidade total de 300 MW. É o terceiro parque eólico offshore da empresa presidida por Ignacio Galán no Mar Báltico alemão, seguido por Wikinger e Baltic Eagle. Wikinger foi conectado à rede em 2017, enquanto Baltic Eagle é o segundo projeto eólico offshore atualmente em construção na ilha de Rügen.

Juntos, esses três parques eólicos offshore formam o chamado Baltic Hub da Iberdrola, que terá uma capacidade total de mais de 1,1 GW até 2026. Estão previstos investimentos de cerca de 3,7 bilhões de euros para o Baltic Hub.

A Iberdrola é a maior operadora de parques eólicos offshore no Mar Báltico alemão. Com suas divisões de negócios offshore e onshore, a companhia participa ativamente na planificação, na construção e na operação de parques eólicos offshore e onshore, bem como em projetos fotovoltaicos.

A empresa oferece a seus clientes industriais e comerciais soluções personalizadas para o fornecimento de energia verde, desde o fornecimento clássico de eletricidade, incluindo serviços de gerenciamento de portfólio, até contratos PPA de longo prazo vinculados às próprias instalações de energia renovável da Iberdrola, passando por soluções fotovoltaicas para autoconsumo. A Iberdrola também oferece soluções transversais integradas, como o armazenamento de baterias ou a produção de hidrogênio verde para uso industrial.