Notícia

2021-11-09 00:00:00.0

As declarações foram realizadas durante um encontro na COP26 com o Presidente do Governo Regional da Andaluzia

Galán transmite seu compromisso com a Andaluzia a Juan Manuel Moreno: triplicará sua capacidade renovável na região

  • A Companhia se comprometeu a alcançar 3.000 MW nos próximos cinco anos com um investimento próximo a 1,5 bilhão de euros
  • O Grupo criará 5.500 empregos na Comunidade só com a instalação e montagem dos projetos renováveis

 

Compromisso com a transição energética e com uma Comunidade mais limpa. Essa é a mensagem que o Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, transmitiu a Juan Manuel Moreno, Presidente do Governo Regional da Andaluzia, em seu encontro desta manhã na COP26.

Galán se comprometeu a triplicar sua capacidade renovável na região até atingir 3.000 MW nos próximos cinco anos. Esse plano representa um investimento de cerca de 1,5 bilhão de euros e permitirá criar, só no que se refere a instalação e montagem, 5.500 empregos novos na região. Atualmente, a Iberdrola já é a primeira promotora eólica da região e possui uma capacidade renovável instalada de mais de 817 MW.

Deste modo, a Andaluzia se converte em um dos maiores polos de crescimento da Iberdrola na Espanha, onde a Companhia já é líder na geração de energia limpa e verde, contribuindo assim à transição energética e à criação de empregos no país. “Este é o compromisso da Iberdrola: Promover uma transição energética limpa, segura e eficiente e concentrar esforços para acelerar uma recuperação verde que não deixe ninguém para trás”, explicou o Presidente.


Fortalecendo a descarbonização na Espanha

Um exemplo dessa aposta está na usina fotovoltaica Andévalo, que evita a emissão de 15.000 toneladas de CO2 na atmosfera/ano e cuja construção envolveu aproximadamente 200 profissionais. O projeto está incluído no maior complexo eólico da Europa Ocidental (El Andévalo, 292 MW), promovido e gerenciado pela Companhia desde 2010. A eletricidade renovável produzida no projeto permite que a Heineken utilize energia 100 % verde, isenta de emissões, em suas quatro fábricas da Espanha e em seus escritórios. A usina também foi um exemplo de biodiversidade, pois acolheu 162 colmeias, uma iniciativa pioneira de economia circular que permite fazer um uso responsável dos recursos naturais, fomentando ao mesmo tempo a sustentabilidade do ambiente circundante.

Outro exemplo são os parques eólicos que a Companhia construirá entre as províncias de Málaga e Sevilha, com uma potência instalada total de 79 MW.

O primeiro dos parques é El Puntal II (15 MW), que na semana passada iniciou sua construção no município de Sierra de las Yeguas, em Málaga. A instalação contará com três aerogeradores SG145-5 MW, com uma potência de 5 MW cada um. Serão os aerogeradores mais potentes e maiores da Companhia na Espanha.

O segundo, Martín de la Jara, com 36 MW de potência instalada, está situado nesse município sevilhano e contará com 9 aerogeradores V150-4MW. No município sevilhano de Estepa, a Iberdrola construirá o parque eólico de San Cristóbal de 28 MW, integrado por 4 aerogeradores de 4,5 MW e 2 de 5 MW.

A construção desses projetos eólicos mobilizará fornecedores e criará empregos locais. A estimativa é contratar mais de 150 profissionais. Uma vez em operação, os parques vão gerar energia limpa para abastecer uma população equivalente a 70.000 residências, evitando a emissão de 39.200 t de CO2 por ano.

Outras iniciativas da Iberdrola na região estarão associadas a projetos de inovação e desenvolvimento da cadeia de valor em setores de futuro. A Companhia e a Fertiberia desenvolvem um plano integral para enfrentar um novo desafio tecnológico: a produção de hidrogênio para a fabricação de amônia nas instalações da Fertiberia em Palos de la Frontera (Huelva). A parceria pretende situar a Espanha na vanguarda do hidrogênio verde na Europa e convertê-la em uma referência tecnológica. Para desenvolver o plano integral (que exigirá fundos de recuperação europeus), serão mobilizados investimentos de 1,8 bilhão de euros até 2027.


Liderando o combate contra as mudanças climáticas

A Iberdrola continua avançando em sua estratégia de sustentabilidade, baseada na eletrificação da economia e voltada para a luta contra as mudanças climáticas e a criação de riqueza e empregos nas comunidades onde está presente.

A Companhia (parceiro principal da COP26, através da ScottishPower, que acontece em Glasgow entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021) planeja investir 150 bilhões de euros até 2030, permanecendo assim na liderança da revolução energética que as principais economias do mundo estão enfrentando. A Companhia avança em seu histórico plano de investimento de 75 bilhões de euros (até 2025) e consolida seu modelo de negócio, baseado em mais energias renováveis, mais redes, mais armazenamento e mais soluções inteligentes para os clientes.

Depois de vinte anos promovendo a transição energética, a Iberdrola é líder em energias renováveis na Espanha, com uma capacidade instalada de mais de 19.000 MW em setembro de 2021; um volume que no mundo supera os 37.300 MW, convertendo seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético

Acesso a informação legal