Notícia

2021-05-18 00:00:00.0

Avança em sua aposta em mercados favoráveis ao investimento e em sua presença na Alemanha, país estratégico para a Companhia

Iberdrola e 50Hertz assinam acordo para construir a subestação offshore de Baltic Eagle

  • No ano passado, foi adjudicada a fabricação de todos os elementos estruturais da subestação ao consórcio Iemants-Fabricom. A empresa Heerema Marine Contractors se encarregará de sua instalação na localização

Iberdrola e 50Hertz, a operadora do sistema de transmissão no nordeste da Alemanha e responsável pela conexão do parque eólico offshore à rede, assinaram um acordo para financiar e cooperar na construção, instalação e colocação em funcionamento da subestação offshore do parque eólico Baltic Eagle.

Anteriormente, a Iberdrola já tinha adjudicado contratos à joint-venture Iemants-Fabricom, responsável pela forja de todos os elementos estruturais, e à empreiteira marítima Heerema, que se encarregará de transportar a subestação para o local e de sua posterior instalação.

A subestação offshore, que será utilizada de forma conjunta por ambas as empresas, é o núcleo central do parque eólico que a Iberdrola promove em águas alemãs do mar Báltico. Sua função consiste em coletar a eletricidade produzida pelos aerogeradores e transformar a tensão de 66 kV para 220 kV. Posteriormente, a eletricidade será transmitida por dois cabos submarinos, de aproximadamente 90 quilômetros de comprimento cada, para a rede de transmissão terrestre em Lubmin, minimizando as perdas de potência em seu percurso.

A subestação, com um peso total de 7.150 toneladas, é composta por uma fundação – do tipo jaqueta – e uma plataforma que abriga os transformadores e equipamentos elétricos. A fundação, com quatro pernas de aço, pesa aproximadamente 2.900 toneladas e será fixada no leito marinho utilizando duas estacas marteladas em cada perna. A plataforma consiste em um módulo fechado de 5 andares e tem um peso líquido estimado de aproximadamente 4.250 toneladas.

O parque eólico offshore Baltic Eagle, que terá 476 megawatts (MW) de capacidade, está localizado a nordeste da ilha de Rügen, na costa da Pomerânia, no mar Báltico, a uma profundidade que se situa entre 40 e 45 metros. Possui 50 aerogeradores de 9,525 MW de potência unitária sobre monoestacas e abrangerá uma superfície de 40 km2.

A entrada em operação do parque está prevista para 2024 e estima-se que sua produção anual total alcance os 1,9 TWh, suficiente para satisfazer de forma sustentável a demanda de 460.000 residências e evitar a emissão de 800.000 toneladas de CO2/ano na atmosfera.


Um projeto europeu que fomenta a industrialização e a criação de empregos

O processo de fabricação está em andamento em diferentes lugares da Europa e as obras da plataforma já foram iniciadas nos estaleiros de Iemants-Fabricom na Bélgica. A Espanha contribuirá com a fabricação das oito estacas, que serão realizadas pela empresa basca Haizea em suas instalações localizadas na cidade de Bilbau.

O transporte de todos os elementos até sua localização final ocorrerá ao longo de 2022, enquanto a finalização da construção e colocação em funcionamento será durante 2023.

Através de seus investimentos em energias renováveis, a Iberdrola e a 50Hertz ratificam novamente seu compromisso com a transição energética e com o crescimento sustentável da União Europeia, materializado na criação de postos de trabalho de alta qualidade em toda a cadeia de valor de um setor com um importante potencial de crescimento, ao mesmo tempo que contribuem para a reindustrialização e modernização dos estaleiros de todo o continente.

O parque eólico Baltic Eagle está localizado em uma área próxima a Wikinger, o primeiro projeto eólico offshore da Iberdrola na Alemanha, que entrou em funcionamento em 2018.

Wikinger e Baltic Eagle, com uma capacidade combinada de 826 MW, se converterão no coração do Baltic Sea Hub, um polo renovável no mar Báltico que funcionará como epicentro de serviços offshore, além de proporcionar conteúdo local aos projetos da Iberdrola na região.

Acesso a informação legal