Notícia

2022-03-07 23:52:00.0

Iberdrola apoiará com 8.000 voluntários os refugiados pela invasão da Ucrânia

•    Desde 2015, a companhia elétrica ajudou mais de mil refugiados de outros conflitos armados como os de Síria, Palestina, Afeganistão, Mali e Venezuela

•    O campus da empresa em San Agustín del Guadalix está iluminado desde ontem à noite com as cores da bandeira ucraniana

A Iberdrola está do lado das vítimas, os cidadãos ucranianos que há algumas semanas são vítimas da invasão de seu país. A principal empresa elétrica da Espanha se colocou à disposição do governo central para colaborar em várias iniciativas. Em particular, a Iberdrola informou ao governo que poderia enviar geradores de eletricidade para sua utilização em possíveis acampamentos. 

A empresa também ofereceu uma rede de alojamentos e residências na Espanha para que, administrados pelas autoridades, possam ser utilizados pelos refugiados que chegaram ao nosso país.

Desde terça-feira passada, a Iberdrola criou um grupo de trabalho para avaliar possíveis ações humanitárias para ajudar as mulheres e crianças ucranianas, especialmente aquelas que podem ser acolhidas na Espanha. 

A empresa ativou seus 12.000 voluntários, sendo 8.000 na Espanha, para que eles possam colaborar em diferentes linhas de ação relacionadas à Ucrânia. A empresa aderiu ao trabalho do ACNUR e está arrecadando dinheiro entre seus funcionários com uma campanha de crowdfunding a favor da ONG. O objetivo é fornecer abrigo, roupas, colchões, cobertores, água e alimentação imediata para as pessoas que estão saindo da Ucrânia e chegando às fronteiras. Além disso, fornecerá materiais de necessidades básicas para os comboios especiais que sairão da Espanha para a Ucrânia e as fronteiras nos próximos dias em colaboração com várias organizações (Fundación ONCE, Generalitat Valenciana).

Empatia

A empresa também organizará pontos de coleta em alguns de seus escritórios, pedindo aos funcionários que tragam uma nota com desenhos, fotos e frases de amor e incentivo em ucraniano.

Além disso, a Iberdrola já iniciou contatos com o Ministério das Relações Exteriores para conhecer em primeira mão as necessidades mais urgentes de material humanitário da população ucraniana. 

Com relação ao envio de produtos de saúde, a empresa pretende colaborar com as Associações Oficiais de Farmacêuticos para sua compra e transporte. A companhia elétrica tem uma poderosa infraestrutura logística de transporte que pode ser usada para enviar doações de suprimentos médicos, alimentos, roupas e outras provisões. 

A Iberdrola colocará seu Campus de Inovação e Treinamento em San Agustín del Guadalix à disposição do governo central para ensinar espanhol aos refugiados, bem como habilidades para facilitar sua adaptação e integração ao mercado de trabalho, prestando especial atenção às mulheres e aos menores.

Da mesma forma, a Iberdrola dispõe de uma rede de instalações (vilarejos rurais utilizados pelos funcionários e residências próximas a centrais de geração) que coloca à disposição das autoridades para que elas possam gerenciar com o objetivo de ajudar os refugiados.

As cores da bandeira ucraniana iluminam desde ontem à noite o Campus que a Iberdrola tem na cidade de San Agustín del Guadalix, em solidariedade aos cidadãos ucranianos.