Notícia
2025-03-25 10:04:00.0 - 2025-03-25 10:04:00.0 UTC +01:00Iberdrola promove em Bilbao um novo encontro com acionistas minoritários
- A maior empresa de energia elétrica da Europa em valor de mercado se reunirá com seus acionistas no dia 24 de março, na Torre Iberdrola.
- Esta ação reforça o compromisso da empresa com o envolvimento permanente dos acionistas no dia a dia da organização, conforme estabelecido em sua Política de Engajamento.
A Iberdrola dá sequência em Bilbao à sua série de encontros com acionistas minoritários na Espanha. O próximo encontro acontecerá no dia 24 de março, na Torre Iberdrola. Com essas reuniões, a empresa presidida por Ignacio Galán busca se aproximar continuamente dos investidores.
O objetivo dessa iniciativa é promover um diálogo permanente, fluido e próximo com os acionistas, que estão no centro da estratégia da Iberdrola. Nessa ocasião, Ignacio Cuenca, diretor de Relações com Investidores da Iberdrola, se reunirá com os acionistas para apresentar o balanço da empresa no último exercício.
A Iberdrola prevê realizar mais reuniões futuramente, com foco em diferentes áreas de negócios, contando com a presença de outros executivos de alto nível.
A primeira reunião foi realizada no dia 28 de janeiro em Valência. Eva Mancera, CEO da i-DE, a empresa de distribuição do Grupo Iberdrola, e Guillermo Raga, diretor da i-DE na Região Leste, explicaram a mais de cinquenta acionistas valencianos o plano il.lumina, com o qual a Iberdrola investirá 100 milhões de euros para redesenhar a rede de distribuição de eletricidade danificada pelos eventos climáticos extremos ocorridos em 29 de outubro do ano passado.
Esses encontros são realizados presencialmente e transmitidos ao vivo na plataforma digital Encontro com Acionistas.
Política de Engajamento e Participação 365
Essas iniciativas fazem parte da política de engajamento dos acionistas, aprovada pelo Conselho de Administração há 10 anos e refletida no Estatuto Social, com foco especial nos pequenos investidores.
A Iberdrola foi pioneira na introdução dessa estratégia na gestão da empresa, que busca envolver todos os seus grupos de interesse em seu projeto empresarial, com base na transparência, na escuta ativa e na divulgação efetiva de suas atividades.
Assim, os acionistas podem manter contato com a empresa 24 horas por dia e 7 dias por semana, durante os 365 dias do ano, por meio do OLA Clube de Acionista. Qualquer pergunta, dúvida, iniciativa ou proposta feita por meio do site — de maneira confidencial ou aberta aos demais acionistas — será respondida em até 48 horas. O cadastro no OLA pode ser feito diretamente pela página oficial: www.iberdrola.com/accionistas-inversores/accionistas/club-accionista.
A companhia também disponibiliza outros canais de comunicação para seus investidores, como o telefone gratuito 900 10 00 19, correspondência postal (Oficina do Acionista, Calle Tomás Redondo, nº 1, 28033 Madrid) ou e-mail (accionistas@iberdrola.com). Os acionistas precisam apenas indicar seu nome, sobrenome e documento de identidade.
A Iberdrola foi uma das primeiras empresas listadas em Bolsa a criar um Clube de Acionista, visando facilitar esse canal de comunicação permanente e recompensar com vantagens exclusivas aqueles que demonstram apoio e confiança no desenvolvimento da empresa. Ao longo do tempo, essa prática se tornou referência de boa governança corporativa entre outras grandes empresas listadas na Bolsa espanhola.
Dividendo como pilar estratégico
A Iberdrola está totalmente comprometida com seus acionistas, sendo o dividendo um elemento-chave de sua estratégia. A empresa propôs recentemente pagar um dividendo bruto de 0,635 euros por ação referente ao exercício de 2024, antecipando o objetivo fixado inicialmente para 2026 e representando aumento de 15% em relação aos 0,553 euros distribuídos no exercício de 2023. Esse valor ainda poderá ser ampliado com o dividendo participação, caso aprovado na Assembleia Geral de Acionistas e atingido o quórum de participação estipulado.
Entre as características mais valorizadas pelos analistas destaca-se justamente a rentabilidade da companhia. Desde 2001, o valor das ações da Iberdrola subiu de 3,5 euros para mais de 14 euros, distribuindo mais de 7,7 euros em dividendos.