Notícia

2021-10-27 22:00:00.0

Pedem que se atue com urgência na descarbonização do setor residencial, que representa 30% das emissões de CO2 na Europa, e oferecem oportunidades de desenvolvimento industrial local e emprego

Iberdrola e AFEC se unem para impulsionar a climatização elétrica e sustentável na Espanha

  • Selam uma parceria estratégica para promover, em residências e empresas, tecnologias eficientes e limpas baseadas nas energias renováveis, tal como a bomba de calor
  • Também incentivarão a difusão de conhecimento e a formação de profissionais do setor para satisfazer a crescente demanda dessas soluções no curto e médio prazo

A Iberdrola e a AFEC (Associação de Fabricantes de Equipamentos de Climatização) assinaram uma parceria estratégica para impulsionar a climatização elétrica e sustentável na Espanha. Para tal, conceberam um plano de trabalho com duas linhas de atuação principais: promover as tecnologias limpas de climatização, tomando como base o uso da bomba de calor em residências e empresas; e fomentar a difusão de conhecimento e a formação, preparando os profissionais do setor para a crescente demanda prevista no curto e médio prazo.

A parceria permite combinar o conhecimento e as capacidades de duas organizações comprometidas com a transição energética e a descarbonização da economia como via para transformar em energia limpa os sistemas de climatização nas edificações espanholas. Ambas as organizações também colaborarão com as administrações para favorecer o desenvolvimento dessa tecnologia.

Segundo Luis Buil, diretor global de Smart Solutions da Iberdrola, “a AFEC é uma excelente aliada para impulsionar com compromissos sólidos e iniciativas concretas — baseadas em tecnologias limpas, inovadoras e competitivas — a descarbonização da climatização tanto em residências quanto em empresas. O setor da edificação é um dos segmentos com maior necessidade de eletrificação, uma vez que é um dos principais focos de emissões de CO2 e porque já dispomos de soluções eficientes para realizar sua transformação energética, visando dinamizar uma parte importante de nosso tecido industrial local e criar empregos”.

O presidente da AFEC, Luis Mena, considera que “a colaboração com a Iberdrola é fundamental para divulgar os benefícios da bomba de calor e promover seu uso. Essa tecnologia é crucial nas políticas de descarbonização, uma vez que contribui para a consecução do triplo objetivo das políticas de energia e clima da União Europeia em relação ao aumento da eficiência energética, uso de energia proveniente de fontes renováveis e redução de emissões de CO2”.

O setor residencial representa 30% das emissões de CO₂ do total da União Europeia, das quais 12% são provocadas pelo aquecimento. Na Espanha, 41% da demanda final de energia se destina à climatização (calor, frio e água quente sanitária), sendo preciso atuar em sua eletrificação. Atualmente, 73,75% das caldeiras da Espanha, cerca de 6,5 milhões, funcionam a gás e óleo diesel; quase 2 milhões de caldeiras são de condensação de gás e óleo diesel e apenas 140.000 unidades (1,59%) são bombas de calor com energia renovável.


Tecnologia de referência para um futuro sustentável

O sistema aerotérmico, que é considerado tecnologia renovável porque capta a energia do ar exterior, assim como é eficiente porque consome a quarta parte em forma de eletricidade para fornecer a mesma quantidade de calor, está imerso em uma autêntica revolução.

Essa tecnologia de climatização está alinhada aos três objetivos ambientais europeus e espanhóis para 2030 ao contribuir para a redução das emissões de CO2, melhorar a eficiência energética — as bombas de calor são 4 vezes mais eficientes e produzem 70% menos de emissões de CO2 que uma caldeira convencional — e basear-se em energias renováveis e limpas.

O novo modelo energético promove uma maior personalização de produtos e serviços, adaptados aos hábitos de consumo dos cidadãos, assim como proporciona uma maior eficiência energética. Com o objetivo de proporcionar soluções inovadoras, a Iberdrola, através de seu plano Smart Clima, oferece serviços integrais e personalizados para a renovação da climatização com equipamentos eficientes tanto em moradias individuais como em plurifamiliares, o que permite economizar e ter um consumo energético sustentável.


Investimentos verdes para promover a recuperação econômica

A Iberdrola, que lidera há duas décadas a transição energética, atua como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – com o objetivo de triplicar sua capacidade em energias renováveis e dobrar os ativos de redes, aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Acesso a informação legal