Notícia
2026-02-02 16:53:00.0 - 2026-02-02 16:53:00.0 UTC +01:00Iberdrola assina contrato para nova interconexão elétrica submarina entre Escócia e a Inglaterra
- O projeto Eastern Green Link 4, já aprovado pelo regulador britânico e desenvolvido em parceria com a National Grid, entrará em operação em 2033.
- Terá capacidade de 2.000 MW e conectará a Escócia à Inglaterra por meio de tecnologia de corrente contínua de alta tensão (HVDC).
- De acordo com o contrato, comvalor total de 2,3 bilhões de euros, a Prysmian fabricará mais de 640 quilômetros de cabos para este projeto.
- Trata-se de uma infraestrutura estratégica para acelerar a eletrificação do Reino Unido, reforçar a segurança do abastecimento e integrar novas fontes locais de energia renovável.
O Grupo Iberdrola, por meio de sua subsidiária no Reino Unido, a SP Energy Networks, concedeu à Prysmian um contrato no valor de 2,3 bilhões de euros para fabricar dos cabos da interconexão submarina Eastern Green Link 4, uma infraestrutura elétrica essencial para o futuro do sistema energético britânico.
A nova conexão, com capacidade de 2.000 MW, ligará a região de Fife, na Escócia, a Norfolk, na Inglaterra, utilizando tecnologia de corrente contínua de alta tensão (HVDC). A previsão é que o projeto comece a funcionar em 2033, permitindo transmitir energia renovável suficiente para abastecer mais de 1,5 milhão de residências.
O Eastern Green Link 4 ampliará a capacidade do país de transmitir energia entre regiões, reduzirá as restrições na rede e aumentará a segurança do abastecimento. Também facilitará a integração de novas fontes de energia limpa e apoiará o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico.
A Prysmian fabricará mais de 640 quilômetros de cabos para este projeto, incluindo 530 quilômetros de cabos submarinos HVDC e mais de 116 quilômetros de cabos subterrâneos. Essa tecnologia possibilita transmitir grandes volumes de energia a longas distâncias com máxima eficiência, um fator decisivo para avançar em direção às metas nacionais de geração de energia limpa.
Os pedidos de planejamento do projeto, desenvolvido pela SP Energy Networks e pela National Grid Electricity Transmission, serão apresentados na Escócia e na Inglaterra ao longo de 2026. Após a aprovação da Secretaria de Estado de Segurança Energética e Emissões Líquidas Zero, a previsão é que as obras comecem em 2029 e que a interconexão entre em serviço em 2033.
A SP Energy Networks e a National Grid também estão trabalhando no Eastern Green Link 1, outra conexão de 2.000 MW cuja construção teve início em 2025 e que conectará Torness, na Escócia, a Hawthorne Pit, na Inglaterra.
Em dezembro de 2025, o regulador Ofgem autorizou a ScottishPower a investir cerca de 14 bilhões de euros na modernização e ampliação das redes elétricas do centro e sul da Escócia.
A ScottishPower construirá duas conexões submarinas com tecnologia HVDC, Eastern Green Link 1 e Eastern Green Link 4, que ligarão a Escócia e a Inglaterra pelo leste da ilha britânica. Além disso, o projeto Western Link 2, ainda em fase de estudo, conectará a Escócia e o País de Gales por via submarina pelo oeste do país. Essas iniciativas serão implementadas até 2031 e triplicam o volume de investimentos em relação ao período regulatório anterior. Com esses projetos, a Iberdrola avança em linha com os objetivos de eletrificação estabelecidos pelo governo britânico em seu Clean Power 2030 Action Plan.
Compromisso da Iberdrola com o Reino Unido
O Reino Unido é um dos mercados estratégicos do Grupo Iberdrola. A companhia prevê investir 20 bilhões de euros até 2028, com foco principalmente no desenvolvimento e na modernização das redes de distribuição e em projetos de energia renovável. Dessa forma, a empresa contribui para reforçar a segurança e a autonomia energética do país e para impulsionar um sistema mais sustentável e competitivo.