Pasar al contenido principal

Notícia

2025-07-11 14:05:00.0 - 2025-07-11 14:05:00.0 UTC +02:00

Iberdrola assina financiamento verde de 4,1 bilhões de euros com 24 bancos para seu parque eólico offshore East Anglia Three

  • O financiamento foi estruturado sob um modelo de Project Finance verde, com a participação de várias entidades internacionais.
  • O parque eólico offshore terá uma capacidade instalada de 1.400 MW e começará sua operação no final de 2026.

A Iberdrola assinou o financiamento verde para o parque eólico offshore East Anglia Three por aproximadamente 3,6 bilhões de libras esterlinas (cerca de 4,1 bilhões de euros).

A operação foi assinada com 23 bancos e a Agência Dinamarquesa de Crédito à Exportação (EIFO). Os bancos participantes foram os seguintes: BBVA, HSBC, ING, NatWest, SMBC, MUFG, Bank of China, Crédit Agricole, CaixaBank, Santander, BNP Paribas, Helaba, Barclays, ANZ, Rabobank, FAB, ICO, Abanca, Kutxabank, Standard Chartered Bank, Bank of Ireland e CID. Além disso, Crédit Agricole CIB e MUFG atuaram como assessores financeiros do negócio, e Allen & Overy desempenhou como assessor jurídico do tomador.

A operação, que foi subscrita em 40%, se torna uma das maiores desse tipo já realizadas, e cobrirá uma parte substancial do investimento total no projeto, estimado em cerca de 5,2 bilhões de euros.

O financiamento será feito por meio de um Project Finance verde, uma estrutura de financiamento para grandes projetos na qual o empréstimo é concedido principalmente com base nas receitas futuras que o projeto gerará. Ou seja, o dinheiro será pago com os fluxos de caixa que o projeto gerará quando estiver em funcionamento, tudo isso sustentado pela confiança dos acionistas na gestão de longo prazo do ativo. A operação consiste em dívida sênior (aproximadamente 70%) e capital dos acionistas (30%), sendo garantida por contratos de venda de energia de longo prazo (CfDs e PPAs), o que dá segurança aos investidores quanto a receitas futuras. A construção também recebeu o apoio de um empréstimo-ponte concedido pelo MUFG e Crédit Agricole.

Os recursos obtidos serão destinados a cobrir os custos de construção dos aerogeradores, subestações, cabos submarinos e estações conversoras, tanto em terra quanto no mar. Também serão financiados os custos de operação e manutenção antes da entrada em operação comercial, prevista para o quarto trimestre de 2026.

As receitas do projeto estarão respaldadas por contratos de longo prazo: com contratos CfD (Contracts for Difference) concedidos pelo governo do Reino Unido e um acordo de compra de energia de longo praz (PPA) assinado com a Amazon em 2024. Essa combinação garante uma alta previsibilidade da receita durante a vida útil do projeto.

East Anglia THREE: o maior projeto eólico offshore do Reino Unido

A Iberdrola e o grupo de energias renováveis Masdar, dos Emirados de Abu Dhabi, fecharam esta semana um acordo para o investimento conjunto no parque eólico offshore East Anglia THREE. A operação, no valor de 5,2 bilhões de euros, representa o maior negócio eólico offshore da última década e a maior aliança assinada pela Iberdrola. Com este acordo, cada empresa terá 50% de participação e gestão do ativo, o que será fundamental para o avanço dos ambiciosos objetivos europeus para o desenvolvimento dessa tecnologia. A conclusão do negócio está sujeita às aprovações habituais de terceiras partes.

O projeto East Anglia Three está sendo construído no Mar do Norte, a 69 quilômetros da costa de Suffolk (Reino Unido). O parque contará com 95 aerogeradores Siemens Gamesa de 14,7 MW cada, o que resultará em uma capacidade instalada total de 1.400 MW.

O East Anglia Three contribuirá significativamente para os objetivos de descarbonização do Reino Unido, gerando energia limpa para mais de 1,3 milhão de residências e evitando a emissão de milhões de toneladas de CO₂. Além disso, impulsionará a economia local por meio da criação de empregos e do desenvolvimento da cadeia de fornecimento industrial.